Cientifico - Carrapato
Ensaios: Cientifico - Carrapato. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 23/9/2014 • 337 Palavras (2 Páginas) • 509 Visualizações
Carrapato-estrela
Carrapato-de-cavalo
Amblyomma cajennense
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Subclasse: Acarina
Ordem: Ixodida
Família: Ixodidae
Género: Amblyomma
Espécie: A. cajennense
Nome: Binomial
Amblyomma cajennense
Amblyomma cajennense é uma espécie de carrapato da família Ixodidae,também conhecida como carrapato estrela ou carrapato do cavalo, que tem como hospedeiros preferidos os eqüídeos,
mas pode também parasitar bovinos, outros animais domésticos e animais silvestres. O A. cajennense, na sua fase adulta, é também conhecido pelos nomes populares: "rodoleiro", "picaço",
"carrapato rodolego"e também como "micuim", "carrapato pólvora", "carrapato-fogo", "carrapato meio-chumbo" e "carrapatinho" nas suas fases de larva e ninfa.
A espécie é comum no Brasil e é um vector de diversas doenças como a babesiose equina e a febre maculosa, sendo esta última considerada um zoonose.
Apesar de ser bastante irregular as infestações do Amblyomma, geralmente concentram-se nas sombras ou nos locais de passagem de seus hospedeiros.
Patogenia:
Pode transmitir a babesiose eqüina, através dos protozoários Babesia equi e Babesia caballi, e a febre maculosa, causada pela bactéria Rickettsia rickettsii.
Para que a transmissão da febre maculosa ocorra são necessárias pelo menos 6 horas de fixação do carrapato no hospedeiro.
A transmissão é mais comum quando o carrapato se encontra nos estágios de larva ou ninfa, pois o adulto tem uma picada dolorosa, de modo que é rapidamente percebido e removido.
Ciclo de vida:
1. Ovoposição no solo (em torno de 3 a 4 mil ovos)
2. Eclosão dos ovos e nascimento das larvas (possuem três pares de pernas) após 60 a 70 dias de incubação
3. Ao encontrar um hospedeiro definitivo, a larva se alimenta por 5 dias. Após esse período, retorna ao solo e realiza a primeira muda, tornando-se ninfa (passa a ter quatro pares de pernas).
Após a muda, pode permanecer longe do hospedeiro por até um ano
4. Ao encontrar um hospedeiro, se alimenta por 5 a 7 dias. Após esse período, vai para o solo novamente e realiza a segunda muda, tornando-se adulto e diferenciando-se em macho ou fêmea.
Nesse estágio, pode permanecer por até 24 meses sem se alimentar
5. No hospedeiro, ocorre o acasalamento. A fêmea se alimenta até ficar ingurgitada, retornando para o solo para a postura dos ovos.
...