Cladização
Artigo: Cladização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mauricio2222 • 19/8/2013 • 646 Palavras (3 Páginas) • 2.968 Visualizações
Cladização
Corrosão
A corrosão é um tipo de deterioração que pode ser facilmente encontrada em obras metálicas.O aço oxida quando em contato com gases nocivos ou umidade, necessitando por isso de cuidados para prolongar sua durabilidade.
A corrosão é um processo de deterioração do material que produz alterações prejudiciais e indesejáveis nos elementos estruturais. Sendo o produto da corrosão um elemento diferente do material original, a liga acaba perdendo suas qualidades essenciais, tais como resistência mecânica, elasticidade, ductilidade, estética, etc.
Em certos casos quando a corrosão está em níveis elevados, torna-se impraticável sua remoção, sendo, portanto a prevenção e controle as melhores formas de evitar problemas.
Revestimentos Metálicos
Consistem na interposição de uma película metálica entre o meio corrosivo e o metal que se quer proteger. Os mecanismos de proteção das películas metálicas podem ser: por formação de produtos insolúveis, por barreira, por proteção catódica, dentre outros.
As películas metálicas protetoras, quando constituídas de um metal mais catódico que o metal de base, devem ser perfeitas, ou seja, isentas de poros, trincas, etc., para que se evite que diante de uma eventual falha provoquem corrosão na superfície metálica do metal de base ao invés de evitá-la.
As películas mais anódicas podem ser imperfeitas porque elas conferem proteção catódica à superfície do metal de base.
Revestimentos por cladização
É um método muito usado na indústria química. Pode ser feito pela laminação conjunta de chapas do metal-base e do revestimento. O conjunto chapa-revestimento é chamado de clad. Na maioria dos casos faz-se o revestimento somente no lado da chapa que fica em contato com o meio corrosivo.
A cladização do aço-carbono com aço inoxidável, níquel, titânio e tântalo tem sido muito usada em vasos de pressão, reatores e tanque de armazenamento. O aço-carbono dá ao equipamento as propriedades mecânicas necessárias, e o aço inoxidável, ou os outros metais, fornece a resistência ao meio corrosivo, não havendo necessidade de se usar grandes espessuras de materiais metálicos de custos elevados.
O alumínio apresenta boa resistência à corrosão atmosférica e a meios oxidantes. Entretanto, quando se quer melhores propriedades mecânicas, são usadas suas ligas, que não têm a mesma resistência à corrosão. Quando se deseja a combinação da resistência mecânica da liga com a resistência à corrosão do alumínio, se usa a cladização de ligas de alumínio com alumínio metálico, tendo-se a parte central constituída da liga e a parte externa, em contato com o meio corrosivo, de alumínio.
É uma laminação sobre um metal base no qual se quer proteger. O processo pode ser feito de três maneiras:
• através de uma pequena explosão;
• laminação conjunta à quente de chapas do metal com o revestimento;
• por solda.
Aços inoxidáveis austeníticos:
Possuem
...