Classificação de problemas sociais
Artigo: Classificação de problemas sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dalvania • 15/5/2014 • Artigo • 338 Palavras (2 Páginas) • 235 Visualizações
A maior preocupação dos planejadores e avaliadores desta época era classificar os problemas sociais e identificar a sua causa, analisando o quanto teriam que investir para alcançarem um determinado resultado e conseguir resolver o
problema.
Na atualidade, constata-se que os problemas sociais não são lineares eportanto, possuem diversas causas que são alteradas de acordo com o contexto, então isso precisa ser analisado e se criar medidas para intervir naquela realidade, buscando atingir determinados resultados que amenizem a situação, que se invista um determinado valor e alcance os resultados previstos, que serão analisados na avaliação.
Principalmente após o neoliberalismo vigorar pela maioria dos países, a avaliação assumiu um papel de investigadora da utilização dos investimentos monetários realizados, visto que se prevê o mínimo de investimento possível com as políticas sociais.
Assim o Estado pode controlar seus gastos e mostrar para a população que ele está investindo para a melhoria da qualidade de vida de todos, através da avaliação, criando uma falsa realidade de que o social está caminhando muito bem e cumprindo com louvor o seu papel de promoção da vida humana.
ontudo, no enfrentamento do conservadorismo e a recusa de suas críticas, gerando a atenção em busca de uma profissão que realmente busque o entendimento da problematização de questões políticas, econômicas e sociais, visando sempre uma sociedade mais justa e igualitária, que só será alcançada se todos trabalharmos juntos em coletividade.
Além disso, jamais podemos esquecer que o homem é um ser social, portanto, o que muda não é o que se produz num determinado momento histórico, mas sim, as relações que a permeiam, em nosso meio, o sistema capitalista se mantém como dominador e intensificador das relações de poder, o melhor caminho a ser seguido é o das subjetividades, para a autonomia dos sujeitos coletivos.
A história revela que a ação recíproca entre os homens, embora tenha gerado o progresso
econômico-social e toda uma cultura humana, produziu também a alienação, a dominação do homem sobre os outros homens e as desigualdades sociais. Essas desigualdades sociais se tornaram cruciais nas sociedade em processo de industrialização.
No.período.da.ditadura.militar,.instituída.com.o.golpe.de.1964,.a.política.
...