Comportamento Organizacional
Trabalho Escolar: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: crizamara • 10/6/2013 • 3.272 Palavras (14 Páginas) • 327 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distancia
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Polo São Luis-MA
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distancia
Curso: Ciências Contábeis
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
RELATÓRIO SOBRE COMPORTAMENTO ORGANZACIONAL
Professora (EAD): Yaeko Ozaki
Crizamara Silva Carneiro – RA 435917
Gladiston de Jesus Marques Silva – RA 414820
Jocely Corrêa Martins Silva – RA 406024
Joseane Sousa da Silva – RA 411475
Sumário
Capitulo 1 - Comportamento Organizacional
1 - Definição de Comportamento pág.07
2 - Comparação da Definição entre dois autores pág.07
3 - Quadro comparativo entre os sistemas aberto e fechado pág.08
Capitulo 2 - Inovação
1 - Conceito de Inovação pág.09
2 - Pesquisa com pessoas de várias idade sobre inovação pág.09
Capitulo 3 - Trabalho em equipe
1 - Conceito sobre o trabalho em equipe pág.11
Capitulo 4 - Percepção, Comunicação e Arte de Administrar
1 – Definição pág.13
Conclusão pág.15
Bibliografia pág.16
Introdução
O estudo do comportamento organizacional é uma ciência voltada para a compreensão das atitudes das pessoas dentro das organizações, utilizando como base o conhecimento de múltiplas disciplinas como psicologia (percepção), sociologia, antropologia, entre outras. Bem como, as reações das organizações diante das inovações que são inevitáveis no mundo globalizado.
O Brasil, em termos de inovação, tem investido bastante em pesquisa, mas a burocracia tem sido a principal barreira para o desenvolvimento nesse setor.
Para que as organizações tenham êxito no mercado de trabalho é essencial que as equipes, mola propulsora dentro das corporações, tenham líderes preparados, capazes de atuarem e exporem sua ideias de forma eficaz.
Capitulo 1 - Comportamento organizacional
É uma ciência aplicada, que se insere na área da administração e consiste no estudo sistemático do comportamento humano dentro das organizações. O comportamento organizacional busca avaliar as consequências das ações e atitudes dos indivíduos e grupos sobre a corporação. E mediante a explicação, previsão e controle do comportamento humano, extinguir eventuais problemas dentro das empresas acarretados por conflitos pessoais (família) ou interpessoais (colegas de trabalho) dos indivíduos. Este tipo de estudo ajuda a motivar os funcionários a serem eficientes e eficazes no trabalho a ser desenvolvido, eleva a produtividade, reduz o absenteísmo e a rotatividade, que por sua vez deixa os clientes mais satisfeitos.
1. Comparação entre a definição de dois autores de CO
No campo do comportamento organizacional há varias definições, entre elas a do autor inglês Derek Pugh que define CO como: “O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”. (2008, p. 27). Ou seja, conhecer a organização em toda a sua estrutura, assim como, as máquinas, equipamentos, o espaço físico e qual efeito que a organização tem sobre cada indivíduo. Já a definição de Sorge e Warner para CO tem um sentido mais abrangente, onde envolve pesquisa e conhecimento das múltiplas disciplinas comportamentais, ele define assim:
" Um corpo interdisciplinar de conhecimento e de pesquisa, preocupado em explicar como as organizações formais, o comportamento das pessoas dentro das organizações e os traços mais salientes de seu contexto e ambiente adquirem forma; a razão pela qual todas essas acontecem, da maneira como acontecem e a que propósito elas servem”.(2008,p.28)
2. Quadro comparativo entre sistemas aberto e fechado
Primeiramente é necessário sabermos o que vem a ser sistema. É um conjunto de elementos interligados que interagem para desempenhar determinada função. Podemos classificar sistema como fechado e aberto.
O sistema fechado não recebe influência e não influencia o ambiente externo, é isolado, hermético,
...