Conceitos de subdesenvolvimento e desenvolvimento
Tese: Conceitos de subdesenvolvimento e desenvolvimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mih95 • 24/5/2014 • Tese • 305 Palavras (2 Páginas) • 504 Visualizações
Tentando compreender as múltiplas dimensões do mito:
Conceitos de subdesenvolvimento e desenvolvimento
A problemática do (sub)desenvolvimento econômico vem sendo parte das preocupações dos teóricos há muito tempo, e por essa razão tem sido objeto de diversas formulações abstratas e estudos empíricos ao longo da tradição da economia política.
O subdesenvolvimento é um equilíbrio na assimilação
dos avanços tecnológicos produzidos pelo capitalismo
industrial a favor das inovações que incidem diretamente
sobre o estilo de vida. O crescimento de uma requer
o avanço de outra. A raiz do subdesenvolvimento reside
na desarticulação entre esses dois processos causada pela
modernização. (Furtado)
O desenvolvimento é um processo evolutivo uniforme que atravessa diferentes etapas, os conhecidos cinco estágios do desenvolvimento econômico: sociedade tradicional; pré-requisitos para o arranco; arranco ou decolagem – take off; crescimento autossustentável; idade do consumo de massa.
Celso Furtado não aceita a concepção de desenvolvimento como sequência de fases necessárias, ao contrario, entende que, sendo o subdesenvolvimento uma formação singular do capitalismo, não constitui uma tarefa trivial captar a sua natureza.
Mas é possível chegar ao desenvolvimento econômico?
Furtado já havia advertido, em seu livro O mito do desenvolvimento, sobre a impossibilidade de universalizada o desenvolvimento econômico ou melhor, de que o padrão de consumo da minoria da humanidade que vive nos países desenvolvidos, pudesse se tornar acessível às grandes massas de população pobre do mundo.
Já o debate recente sobre o desenvolvimento econômico tem sido bastante influenciado pelas reflexão de Amartya Sem, cuja ideia-força procura demonstrar que o desenvolvimento de um país esta essencialmente ligado às oportunidades oferecidas à população para fazer escolhas e exercer sua cidadania, isto é, o desenvolvimento é concebido como um processo de expansão das liberdades. De modo incisivo, o autor resalta que
o desenvolvimento consiste na eliminação das privações de liberdade
de liberdade que limitam as escolhas e as oportunidades da pessoas
de exercer ponderadamente sua condição de agente.
(Sem, 2000, p. 10).
...