Conformação Plástica Dos Metais
Casos: Conformação Plástica Dos Metais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunomauesfarias • 24/10/2013 • 827 Palavras (4 Páginas) • 1.879 Visualizações
UNVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA
DISCIPLINA: CONFORMAÇÃO PLÁSTICA DOS METAIS
PROFESSORA: MARIA ADRINA PAIXÃO DE SOUZA DA SILVA
RESOLUÇÃO DA LISTA
Belém, junho de 2012
1 - Porque a laminação é o processo mais usado para fabricar placas e tarugos, mesmo possuindo um custo bastante alto para sua instalação?
É o processo mais utilizado por possuir grande versatilidade, resultando em vários produtos, e alta produtividade que acabam por compensar o custo gasto na instalação.
2 - Ordene e justifique as etapas necessárias para a produção de folhas finas de aço: laminação a frio I – laminação a quente – recozimento contínuo para eliminar encruamento – soldagem – aquecimento de placas – laminação a frio II- decapagem química – rebarbação mecânica – recozimento para controle de propriedades e tamanho de grão
1-Aquecimento de placas- necessário para iniciar uma laminação a quente posterior
2-Laminação a quente- serve para diminuir a espessura e também para preparar para uma laminação a frio posterior
3-Decapagem química- necessário para remoção de óxidos.
4-Laminação a frio I- utilizada para redução da espessura da chapa.
5-Recozimento contínuo para eliminar encruamento- Tem o papel de reduzir o encruamento da laminação.
6-Laminação a frio II- somente necessário caso haja necessidade de reduzir ainda mais a espessura da chapa
7-Recozimento para controle de propriedades e tamanho de grão- necessário para minimizar o encruamento gerado pelo processo de laminação
3 - Quais as vantagens e desvantagens do emprego da extrusão inversa a quente para a produção de tubos?
Suas principais vantagens estão relacionadas ao menor esforço para extrusão, bom acabamento superficial (devido emprego da extrusão a quente) e alto aproveitamento da matéria-prima. Já as desvantagens do processo são alto custo das ferramentas, degaste da matriz devido emprego de temperaturas elevadas e o fato de um esfriamento do tarugo poder gerar deformações não uniformes.
4 - Qual a importância da lubrificação para a indústria que usa o processo de estampagem profunda?
Uma boa lubrificação é necessária para melhorar o rendimento do processo, uma vez que acarreta em redução dos esforços de conformação e do desgaste ferramental.
5 - Sequencie as possíveis etapas de um processo de produção de arames de 1,5 mm de diâmetro, partindo de um tarugo de 1 m de altura e 50 cm de diâmetro, incluindo tratamentos térmicos e estiramentos, se houverem.
Inicialmente é necessário um estiramento que tem o objetivo de diminuir o diâmetro inicial barra, posteriormente é realizado um recozimento a fim de reduzir o encruamento gerado pela etapa anterior e para facilitar a deformação que deverá ocorrer em uma linha de trefiladores que diminuirão o diâmetro até 1,5mm.
6 - Num passe de laminação, deseja-se reduzir de 50 mm para 30 mm a espessura de uma placa, cujo comprimento inicial é 1200 mm. Sendo µ = 0,18 o coeficiente de atrito entre o cilindro e o metal a ser laminado e ve = 5 m/s a velocidade de entrada nos laminadores.
Pede-se para determinar:
a) O máximo ângulo de ataque possível.
b) O diâmetro mínimo dos cilindros de laminação.
c) A velocidade de saída.
d) O comprimento final do produto laminado.
...