Consumismo X Sustentabilidade
Ensaios: Consumismo X Sustentabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: seed74 • 8/12/2014 • 2.353 Palavras (10 Páginas) • 213 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ciências contábeis
ALCIONE MELO COELHO
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
“Economia e Razão: Consumismo x Sustentabilidade – 1º Semestre”
MACAPÁ/AP
2014
ALCIONE MELO COELHO
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
“Economia e Razão: Consumismo x Sustentabilidade – 1º Semestre”
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis 100% Online da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção Textual Individual.
Orientador: Equipe de Professores do 1º Semestre.
MACAPÁ/AP
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03
2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 04
2.1 TEXTO............................................................................................................... 04
2.2.1 Como os Conhecimentos Adquiridos em Cada uma das Disciplinas podem Auxiliar na Formulação de uma Proposta para Resolver o Problema Apresentado
no Vídeo?................................................................................................................. 04
3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 10
4 REFERÊNCIAS...................................................................................................... 11
1. INTRODUÇÃO
Neste primeiro trabalho do semestre abordarei um assunto de estremaimportancia para a humanidade, para entender o que é consumismo e o que é sustentabilidade e como esses dois termos, que estão presentes na nossa vida, mas que poucas pessoas entendem o que são esses modos de vida e quais são os impactos deles no dia a dia, na vida de cada indivíduo e no futuro da humanidade.
O consumismo entra em conflito com a sustentabilidade a partir do momento que se produz muito lixo que seria desnecessário, se compra novos aparelhos eletrônicos e descartam-se os antigos e na maior parte das vezes em locais inapropriados causando sérios impactos ambientais.
Como se consome muito o mercado precisa oferecer novos produtos e para isso o uso dos recursos naturais é necessário. Quanto mais se usar os recursos naturais, mais difícil é de mantê-los para o futuro das próximas gerações.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 TEXTO
2.2.1 A escassez dos recursos naturais resultante de seu uso indiscriminado e a geração de resíduos que causam degradação ao meio ambiente devido a sua má disposição são questões que vêm recebendo destaque á algum tempo, fazendo parte, inclusive, do planejamento estratégico das empresas. Neste sentido, a contabilidade apresenta-se como importante ferramenta, por fornecer informações das transações e eventos econômicos, passíveis de mensuração, realizados pelas empresas.
Não basta uma empresa se declarar eco eficiente e socialmente responsável. É preciso provar. Para isso, deve adotar indicadores, medi-los e apresentá-los aos tomadores de decisão.
A História das Coisas é certamente o mais conhecido, bem elaborado e divulgado vídeo que trata o tema das obsolescências programada eperceptiva. Este documentário de Annie Leonard (http://www.storyofstuff.com) apresenta-nos de forma crítica e competente como age o sistema capitalista e os efeitos do consumismo desmedido nas sociedades e no planeta. O filme retrata uma realidade dos países industrializados que, para manter o sistema capitalista aceso, implanta a política do consumo, dos gastos desnecessários, na qual o sistema se utiliza de métodos exploratórios que desrespeita as sociedades, culturas e o meio ambiente, com o único propósito de manter cada vez mais a indústria produzindo e a sociedade consumindo.
Ao isentar mais uma vez os fabricantes de veículos do imposto sobre produtos industrializados (IPI), liberar a maior parcela de restituições do imposto de renda e reduzir como nunca antes na história deste País os juros oficiais.
É notório observar como a grande mídia, que sobrevive de governos e empresas privadas, não aborda a questão de forma direta e franca. Mexer no consumo é tocar na principal ferida do sistema de mercado. A inovação e a tecnologia, por sua vez, são temas persistentes na agenda atual da grande mídia. Mas não deixa de ser estranho constatar que uma parcela considerável do conhecimento esteja a serviço do consumo. O conhecimento deveria estar à serviço da sociedade, afinal de contas foi esta mesma sociedade que permitiu a formação da maioria dos cientistas, senão todos.
O elevado volume de produtos supérfluos e mesmo os não supérfluos, mas com elevado grau de descartabilidade, assusta-nos, principalmente quando imaginamos que tudo isso foi produzido a partir da extração e transformação de matérias primas naturais oriundas de fontes não renováveis. O que é pior transforma-se em lixo rapidamentee são descartados
...