TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Comercial

Artigo: Contabilidade Comercial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  9.314 Palavras (38 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 38

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCIPIOS DA CONTABILIDADE 5

3 REGIME DE APURAÇÃO 8

3.1 REGIME DE CAIXA 8

3.2 REGIME DE COMPETENCIA 9

4 METODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES (CONCEITOS) 11

4.1 CUSTO MEDIO PONDERADO 13

4.2PEPS (PRIMEIRO A ENTRAR , PRIMEIRO A SAIR) 14

4.3 UEPS (ULTIMO A ENTRAR , PRIMEIRO A SAIR) 15

5.1 RECONHECIMENTO DA RECEITA 22

5.2 DEDUÇÕES DA RECEITA 22

5.3 IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES NA COMPRA E NA VENDA 22

6 OPERAÇÕES FINANCEIRAS 36

6.1 Capitalização Composta 36

6.2 TAXAS EQUIVALENTES 37

7 DEMOSTRAÇÕES CONTABEIS 41

7.1 BALANÇO PATRIMONIAL 41

7.2 DRE (DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO) 45

8 CONTABILIDADE E SUAS PERSPECTIVAS 49

8.1 TENDENCIAS E NOVOS RUMOS DA CONTABILIDADE 49

9.CONCLUSÃO 54

10 BIBLIOGRAFIA 55

1 INTRODUÇÃO

Apresento nesse trabalho um estudo voltado para Contabilidade Comercial que é uma ferramenta indispensável que mede o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto de bens, direitos e obrigações do comerciante. O comércio e toda pessoa física ou jurídica que aproxima de vendedores e consumidores, levando-os a completar uma operação comercial. A contabilidade é uma ciência social que estuda a riqueza patrimonial individualizada, sob os aspectos quantitativos e qualitativos, tendo entre seus objetivos a geração de informações e a explicação dos fenômenos patrimoniais, possibilitando o controle, o planejamento e a tomada de decisão, no enfoque passado/presente/futuro. Tudo isso, servindo aos mais diversos usuários, para que eles possam por meios de seus atos buscarem a prosperidade da entidade e da sociedade.

2 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCIPIOS DA CONTABILIDADE

Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional.

Nota: a partir de 02.06.2010, Os "Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC)", citados na Resolução CFC nº 750/93, passam a denominar-se "Princípios de Contabilidade (PC)", por força da Resolução CFC 1.282/2010.

Os princípios são aplicáveis à contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o Patrimônio das Entidades.

São Princípios de Contabilidade:

I) o da ENTIDADE;

II) o da CONTINUIDADE;

III) o da OPORTUNIDADE;

IV) o do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL;

V) o da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA; (Revogado pela Resolução CFC 1.282/2010)

VI) o da COMPETÊNCIA; e

VII) o da PRUDÊNCIA.

O PRINCÍPIO DA ENTIDADE

O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE

O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.

O PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE

O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

O PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL

O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devam ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.

Uma vez integrado ao patrimônio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variações decorrentes dos seguintes fatores:

a) Custo corrente. Os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no período das demonstrações contábeis. Os passivos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que seriam necessários para liquidar a obrigação na data ou no período das demonstrações contábeis;

b) Valor realizável. Os ativos são mantidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais poderiam ser obtidos pela venda em uma forma ordenada. Os passivos são mantidos pelos valores em caixa e equivalentes de caixa, não descontados, que se espera seriam pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações da Entidade;

c) Valor presente. Os ativos são mantidos pelo valor presente, descontado do fluxo futuro de entrada líquida de caixa que se espera seja gerado pelo item no curso normal das operações da Entidade. Os passivos são mantidos pelo valor presente, descontado do fluxo futuro de saída líquida de caixa que se espera seja necessário para liquidar o passivo no curso normal das operações da Entidade;

d) Valor justo. É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com