Contabilidade Comercial
Projeto de pesquisa: Contabilidade Comercial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 111987 • 10/6/2014 • Projeto de pesquisa • 1.900 Palavras (8 Páginas) • 184 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Atualmente as transformações do mundo globalizado e a velocidade das inovações têm marcado a sociedade por inúmeras descontinuidades e incertezas que desencadeiam alto nível de competitividade no âmbito empresarial. Sobreviver em mercados competitivos requer dos administradores estratégias e capacidade de antecipar estados futuros do ambiente em que a empresa atua ou pretende atuar e, ao mesmo tempo, possuir a sensibilidade para avaliar o comportamento de múltiplas variáveis que compõem a realidade interna e externa da organização. Para identificar as oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos, os clientes, fornecedores, concorrentes e produtos, é extremamente importante e possibilitará às organizações conhecer as forças que as cercam, para poder, após análise detalhada dessas forças, escolher efetivamente a sua estratégia competitiva. O ambiente externo vem fazendo pressão sobre as empresas, alterando assim sua maneira de operá no mercado, fazendo com que o administrador adquira ferramentas para a sobrevivência da organização. Novas leis são criadas e outras vem sofrendo alterações para que haja umamelhoria no campo empresarial, como é o caso do Código Civil, que traz uma nova definição de empresário e dos que podem ser considerados capazes e incapazes perante a lei.
2.DESENVOLVIMENTO
Sobreviver em meio ao mercado competitivo tem requerido que os administradores usem estratégias e sejam capazes de antecipar estados futuros do ambiente em que a empresa atua ou pretende atuar, e ao mesmo tempo, a sensibilidade para avaliar o comportamento de múltiplas variáveis que compõem a realidade interna e externa da própria organização.
Observar o ambiente, identificando oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos, os clientes, fornecedores, concorrentes e produtos, possibilitará que as organizações conheçam o meio onde atuam para poder escolher suas estratégias competitivas.
Analisar o ambiente interno e externo é muito importante para a tomada de decisões, pois as informações colhidas trarão dados concretos e confiáveis para a elaboração dos planejamentos, metas e objetivos.
Diversos fatores externos à organização podem afetar o desenvolvimento da mesma. As mudanças no ambiente externo podem apresentar oportunidades ou ameaças ao desenvolvimento do plano estratégico de qualquer organização. Quando se faz uma análise do ambiente externo tem que se levar em consideração os fatores macroambientais, que são as questões demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, etc, e as microambientais, que são os beneficiários, suas famílias, os parceiros, pois mudanças que estão fora do controle da organizaçãopodem afetá-la positivamente ou negativamente.
Uma organização que percebe que o ambiente externo está mudando tem que ter agilidade para se adaptar a esta mudança, pois aproveitará melhor as oportunidades e não sofrerá as conseqüências desta mudança.
Da mesma maneira que ocorre em relação ao ambiente externo, o ambiente interno deve ser monitorado sempre. É importante fazer uma relação de quais são as mudanças que devem ser acompanhadas, como por exemplos: a satisfação do público com o atendimento, dedicação dos funcionários, flexibilidade da organização, etc. uma organização necessita de uma equipe organizada e consciente dos objetivos e metas para o crescimento e a busca de resultados.
Quando se fala em ambiente interno deve-se observar também algumas ferramentas para melhorar as informações, diminuir erros, a interação do grupo, a execução de tarefas. Algumas destas ferramentas são as normas, regras e procedimento, que são regras escritas para determinar os procedimentos formais e suas rotinas, definindo assim como deve funcionar a organização. Outra ferramenta é a divisão de tarefas, onde cada colaborador é responsável por determinada atividade. O comando e a responsabilidade devem estar estruturados e claros. As empresas devem adaptar suas necessidades, dando importância para o processo de interação entre as organizações e o ambiente de maneira ativa.
Para Chiavenato (2002) é do ambiente que as empresas obtêm os recursos e informações necessárias para o seu funcionamento. A empresa interage com o ambiente e o resultado do seu negóciodepende das influências sofridas por este.
A análise do ambiente faz com que o gestor empresarial vislumbre aspectos importantes ao desenvolvimento da empresa percebendo seus pontos fortes e fracos perante a concorrência, e das ameaças e oportunidades na qual a organização se insere.
Uma das grandes ferramentas que auxilia o administrador na tomada de decisões, depois de se ter analisado o ambiente, é a contabilidade, pois é ela que fornecerá as informações relevantes para cada usuário tomar suas decisões e realizar seus julgamentos com segurança. A partir da contabilidade, o usuário possui parâmetros para definir suas projeções e tomar decisões com segurança.
Muitos empreendedores possuem o capital e resolvem montar ou até mesmo aperfeiçoar seu negócio desconhecendo alguns fatores necessários ao sucesso do empreendimento, tais como, o controle do capital de giro, a relação entre despesas e receitas, patrimônio Líquido que é o conjunto de bens, direitos e obrigações mensuráveis em dinheiro, que pertence a uma pessoa física ou jurídica, em outras palavras são os recursos que os sócios ou acionistas investiram na empresa acrescidos dos resultados da própria empresa. Por si só não mede a riqueza de uma empresa. Na verdade é necessário conhecer a riqueza líquida da pessoa ou empresa. O ativo que é o conjunto de bens e direitos de propriedades da empresa. São os itens positivos do patrimônio, e o passivo que significa as obrigações exigíveis da empresa, ou seja, as dividas que serão cobradas, reclamadas a partir do vencimento.
A contabilidade,como processadora dos dados referentes ao patrimônio das empresas, tem a visão geral e especifica do comportamento dos dados, influências internas e externas, que poderão influenciar nas perdas e ganhos da empresa. Associar este conhecimento a Matemática possibilita à área gerencial contábil gerar cenários que propiciem uma maior previsibilidade, o que se torna importante. É importante perceber que a contabilidade necessita muito da matemática, pois ela é imprescindível como uma ferramenta para compreender os cálculos financeiros. Portanto, o uso matemático que a contabilidade possui, serve para a dimensão do fenômeno patrimonial, colocando-a em informações, cujos conteúdos
...