Contabilidade Empresarial
Monografias: Contabilidade Empresarial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Karine1970 • 5/10/2013 • 2.437 Palavras (10 Páginas) • 279 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS Erro! Indicador não definido.
3 PATRIMÔNIO Erro! Indicador não definido.
4 FONTES DE RECURSOS Erro! Indicador não definido.
4.1 CAPITAL SOCIAL Erro! Indicador não definido.
4.1 CAPITAL DE TERCEIROS Erro! Indicador não definido.
5 ANALISE DE MERCADO Erro! Indicador não definido.
6 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 12
7 ESTRUTURA DE MERCADO 13
8 A CONTABILIDADE SOCIAL Erro! Indicador não definido.
9 CONCLUSÃO Erro! Indicador não definido.
10 REFERÊNCIAS Erro! Indicador não definido.3
1 INTRODUÇÃO
Nos dias de hoje, o contexto empresarial atua, com suas drásticas informações, clama pela reflexão e discussão de vários temas desafiadores. O aumento da competitividade, aliado ao contínuo e assustador avanço da tecnologia, faz com que conhecimentos tenha um ciclo de renovação.
No texto a seguir, vamos entender melhor esse contexto, sobre a importância da contabilidade, da matemática, da administração e o direito público e privado que regem a pessoa jurídica.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 FUNCOES ADMINISTRATIVAS
De uma forma geral identificam-se quatro funções administrativas, são elas: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Planejar e organizar representam aspectos mais abstratos do processo administrador, enquanto dirigir e controlar caracterizam aspectos mais concretos.
O Planejamento requer que os administradores pensam antecipadamente nos seus objetivos e ações, e que seus atos baseados em algum método, plano ou lógica, e não em palpites. Pois os planos que dão uma melhor organização em seus objetivos e desenvolvem um melhor procedimento para alcança-los.
Existem três tipos de planejamento: Estratégico, Tático e Operacional.
Estratégico: é orientado a longo prazo, a borda da empresa em totalidade através de um conteúdo abrangente.
Tático: é mais detalhado, sendo orientado a médio prazo. Sua amplitude aborda cada unidade da empresa separadamente.
Operacional: é orientado a curto prazo, apresentando um conteúdo detalhado, específico e analítico. Com a amplitude micro orientada, aborda cada tarefa ou operação apenas.
A Organização é um processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos na organização, criando estruturas diferentes e dividindo a mesma em etapas, que são elas: Listar o trabalho -> Dividir o trabalho em tarefas -> Ajustar tarefas por unidades organizacionais e Criar mecanismos de integração.
Na Direção, para que o planejamento e a organização sejam eficazes , não pode deixar acontecer que os administradores se limitem a conduzir as atividades dos participantes internos, o que é um erro, pois além dos empregados, fazem parte da empresa também os fornecedores, os consumidores e etc. A Direção é a função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados.
O Controle é a verificação e comparação dos resultados obtidos com os previstos do planejamento. É restinguir e regular os fatores administrativos de modo que os projetos sejam completados conforme previstos. O processo do controle é: Planejamento -> Desempenho -> Comparação -> Correção.
3 PATRIMÔNIO
O Patrimônio de uma empresa são bens, direitos e obrigações que a mesma possui.
Ativo -> Bens + Direitos
Passivo -> Obrigações
O patrimônio como objeto científico da contabilidade foi proposto pelos seguidores das correntes científicas do patrimonialismo e neopatrimonialismo. O patrimônio constitui uma universalidade e é indivisível, não podendo ser desmembrado.
Dentre os autores da escola francesa, encontram – se Baudry – Lacantinerie e Wahl, vistos com tão ou mais radicais que Aubry e Rau, pois os primeiros de forma expressa, referem-se a patrimônio como uma abstração, como a capacidade de possuir da personalidade humana.
4 FONTES DE RECURSO
4.1 CAPITAL SOCIAL
Para funcionar, as empresas precisam de dinheiro. O simples fato de uma empresa precisar de um imóvel para se instalar máquina e equipamentos para produzir, pessoas para trabalhar, matérias-primas, revela na verdade, a necessidade de recursos financeiros para arcar com tudo isso.
Nenhuma empresa pode ser aberta sem um mínimo de capital inicial, nem pode funcionar sem algum capital de giro.
O capital inicial é representado pelos recursos consumidos para o aluguel ou compra do imóvel, aquisição de máquinas e equipamentos, enfim, recursos empregados na abertura da empresa. O capital de giro refere-se ao volume mínimo de recursos para manter a empresa em condições normais de funcionamento.
4.2 CAPITAL DE TERCEIROS
É formado por recursos oriundos de empréstimos e financiamentos. As dívidas da empresa com fornecedores, duplicatas à pagar, funcionários, governo (tributos), também constitui recursos de terceiros à disposição da empresa.
5 ANÁLISE DE MERCADO
O objetivo da análise de mercado é descobrir a maneira correta para que o seu projeto se concretize. E para que a mesma seja feita de forma correta é necessário analisar os consumidores, a concorrência e os fornecedores. Portanto não se pode confundir a análise de concorrência, pois a primeira citada é algo distinto, porque consiste em encontrar clientes potenciais que tenham a vontade de utilizar seus produtos e serviços que a sua empresa pretende oferecer e satisfazê-lo na eetapa final da ação.
Nem sempre essa análise traz retorno em
...