Contabilização do equilíbrio
Seminário: Contabilização do equilíbrio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kekellvidal • 19/3/2014 • Seminário • 234 Palavras (1 Páginas) • 241 Visualizações
Resumo:
Ponto de equilíbrio (do inglês: break-even-point), é a denominação dada ao estudo, nas empresas, principalmente na área da contabilidade, onde o total das receitas é igual ao total dos gastos (custos e despesas). Neste ponto o resultado, ou lucro final, é igual a zero. O ponto de equilíbrio pode ser mensurado de tres formas:
Ponto de Equilíbrio Contábil ( PEC):
É chamado de contábil porque considera para cálculos todos os valores de despesas e de custos reconhecidos ( contabilizados) pela contabilidade, logo, os valores são os efetivamente incorridos de acordo com o regime de competência.
Ponto de Equilíbibrio Econômico ( PEE):
Para os dados do ponto de equilíbrio econômico, são empregados os mesmos dados contábeis considerados no cálculo do ponto de equilíbrio contábil, no entanto, acrescenta-se um retorno minimo desejado sobre o capital investido pela empresa.
Ponto de Equilíbrio Financeiro ( PEF):
Emprega os mesmos dados contábeis considerados no cálculo do ponto de equilíbrio contábil, no entanto, elimina os valores não financeiros, tais como: depreciação, exaustão e amortização. A critério da empresa, dependendo da aplicação gerencial que deseja dar, pode-se ainda, incluir as obrigações e direitos financeiros vencíveis em períodos futuros.
Sistemas de Custeio:
Existem duas filosofias que norteiam os sistemas de custeio, que são:
A) Custear a produção por absorção;
B) Considerar somente os custos diretos.
Os sistemas de custeio podem ser classificados:
A) Quanto a natureza do processo produtivo
- Ordens específicas de produção: baseia-se na agregação dos custos específicos de cada produto fabricado.
...