Código de Ética para o Contador
Tese: Código de Ética para o Contador. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipe2702 • 24/5/2014 • Tese • 875 Palavras (4 Páginas) • 295 Visualizações
Codigo de etica do contador
Considerando que o codigo de ética profissional do profissional da contabilidade aprovado em 1970, representou o alcance de uma meta que se tornou marcante no campo do exercicio profissional.
Considerando que decorridos 26 anos de vigencia do codigo de ética profissional do profissional da contabilidade com a sociedade e com o próprio grupo profissional exige uma atualização dos conceitos éticos na área da atividade contábil.
Que nos últimos cinco anos o conselho federal da contabilidade vem colhendo sugestões dos diversos segmentos da comunidade contabil a fim de aprimorar os principios do codigo de ética do profissional da contabilidade.
Que os integrantes da Câmara de ética do conselho federal de contabilidade, aops um profundo estudo de todas as sugestões remetidas ao órgão federal, apresentou uma redação final.
Este Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os Profissionais da Contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe. Se todo profissional contábil agisse conforme o código de ética a imagem do contador teria ainda mais uma imagem de um profissional dos mais honestos e respeitosos. Pois o profissional contábil já tem por natureza essa imagem e reputação, mas embora muitas das vezes alguns profissionais da area se deixa levar pela ganância e cai na cilada usando de mau uso suas habilidade profissionais .
ITENS DO CAPITULO II QUE FORAM INFRIGIDOS PELO CONTADOR DA EMPRESA SCHINCARIOL
O profissional contábil desse caso da Schincariol errou e infligiu varias vezes o código de ética do profissional contábil ,podemos citar por exemplo alguns itens como:
I- Exercer a profissão com zelo,capacidade técnica,observando toda legislação vigente,em especial aos princípios de contabilidade e as normas brasileiras de contabilidade, e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores,sem prejuízo da dignidade e independência profissional;.
aqui por exemplo ouve uma falta enorme de honestidade e sem zelo, pois ele olhou visando lucro para ele e para a empresa não se importando de como conseguiria tal objetivo, deixando de lado a honestidade e zelo como pedi o código de ética do profissional contábil
Artigo 3º temos também
II – assumir, direta ou indiretamente, serviços de qualquer natureza,
com prejuízo moral ou desprestígio para a classe;vejo aqui que ele demonstra constantemente atos que dão prejuízo moral ou desprestigio para classe, pois contadores são vistos como profissionais sérios e honestos mas com atitudes de alguns profissionais assim a imagem fica manchada.ainda no artigo 3º...
III- VIII – concorrer para a realização de ato contrário à legislação
ou destinado a fraudá-la ou praticar, no exercício da profissão, ato
Definido como crime ou contravenção; com tantos atos criminosos que o cantado nesse caso fez se tornou um péssimo profissional. Pois fez mau uso de seus conhecimentos para agir de forma errada, dando prejuízo ao estado e a terceiros.
COMPORTAMENTO DO CONTADOR, DIANTE DAS FRAUDES REALIZADAS
Podemos perceber que o conhecimento do profissional é bem grande, mas agiu de forma errada, o contador deveria não aceitar fazer essas manobras para sonegar impostos, e ainda deveria fazer uma denúncia, mas ao contrário procurou de forma criminosa todas lacunas possíveis para exercer seus serviços para sonegar impostos em pró da ganância de se obter dinheiro de forma ilegal. É um pena esse profissional agir assim, muitos devem pensar o contador foi fera, mas sei que não é por ai, se temos a graça de nos formar e ser um profissional de alto nível porque gasta sua sabedoria, seus conhecimento armando esquemas fraudulentos, trazendo vergonha e desconfianças para os demais profissionais contábeis, e outros com mas intenções se espelhando e vindo a tona mais casos de fraudes e mais imagem ruim para classe contábil. Esse contador não só rebaixou sua moral, mas a de todos os outros
...