DESAFIO PROFISSIONAL: A AÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS DA FAMÍLIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Por: karolin • 28/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.136 Palavras (5 Páginas) • 670 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Curso de Serviço Social
Disciplina: Serviço Social Contemporâneo
ALINE TAIS FERREIA - 2871898365
ANA CAROLINA NOVAES RIBEIRO - 2851203769
ELIANA CRISTINA BATISTA - 1299108609
GABRIELA CHICA - 2850177958
ISABELA CRISTINA DUTRA –1299108520
RICHARD RUDOLFO RODRIGUES OLIVEIRA - 2816770955
DESAFIO PROFISSIONAL: A AÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS DA FAMÍLIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
PROFESSORA TUTORA EAD:CELINA ANTONIA DA SILVA
SERTÃOZINHO/ SP
31/03/2015
SUMÁRIO
1 Introdução............................................................................................................................... 3
2 Conceito de Família e as Mudanças que a Contemporaneidade tem Trazido sobre as relações familiares ................................................................................................................................... 4
3 A Importância da Família Elencada no texto da Política Nacional de Assistência Social ..... 5
4 A Ação do Assistente Social no Atendimento às Demandas da Família na Sociedade Contemporânea.......................................................................................................................... 6
6 Considerações Finais .............................................................................................................. 7
7 Referências ............................................................................................................................. 8
INTRODUÇÃO
Com o passar dos anos o conceito de famílias tem se transformado em fugido dos patrões antigos, onde já não se encontra uma única característica familiar. Isso ocorreu devido as grandes mudanças sociais e também as necessidades e opiniões de cada indivíduos, formando por si sua família.
Junto a essas transformações veio à vulnerabilidade familiar sociocultural e econômica deixando cada vez mais difícil o controle do governo.
Uma maneira encontrada para suprir as necessidades das famílias foi a implantação de políticas publicas de assistência social assim podendo reparar os danos causados pelas transformações sociais que afetam diretamente as famílias de classe mais baixa.
2. CONCEITO DE FAMÍLIA E AS MUDANÇAS QUE A CONTEMPORANEIDADE TEM TRAZIDO SOBRE AS RELAÇÕES FAMILIARES
A família contemporânea esta em um período de grandes mudanças, que já vem de alguns tempos, quebrando os padrões de que a constituição de uma família deve ser de pai, mãe e filhos e assim trazendo famílias homo afetivas, mono parentais etc.
Como em tudo, a influência, o que tem influenciado a formação de uma família são as opções, necessidades e vontades de cada indivíduo. Porem a uma grande influência do sistema capitalista que impõe a divisão de classes sociais, gerando assim por si só a grande taxa de desigualdade sociocultural e econômica.
E com isso afetando fortemente os pobres, que por não ter as mesmas condições que as demais classes, acabam tendo uma transformação familiar negativa. Pois pela falta de renda, escolaridades e oportunidades em meio à sociedade acabam criando uma desestrutura familiar , assim precisando a recorrer a abrigos e assistência social.
E mais uma vez atingindo diretamente as crianças e adolescentes, acabando com o vinculo afetivo familiar.
Não havendo mais um vinculo familiar entre essa junção de pessoas ou grupos, o individuo que está passando por essa desestruturação familiar, acaba se deixando levar por coisas que denigrem a vida em sociedade e o que familiar acaba por se torna em responsabilidade pública , onde ele se torna um criminoso, passa a fazer uso de drogas ilícitas, por muitas vezes acaba por destruir não somente a sua vida como também a destruir famílias. Em suma, na maioria das vezes, esse acompanhamento social não ocorre.
3. A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA ELENCADA NO TEXTODA POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
De acordo com a constituição federal de 1988 o estatuto da criança e do adolescentes, e a lei orgânica de assistência social e o estatuto do idoso, faz-se primordial as famílias brasileiras ser o centro no âmbito das ações políticas de assistência social.
A família independente do modelo que assume, é mediadora das relações entre sujeito coletivo, não podemos desconsiderar que ela se caracteriza e um espaço contraditório cuja a convivência e marcado por conflitos e desigualdade.
O conceito de família está se transformando economicamente social, de hábitos e culturas e ao avanço da ciências e tecnologia, esse novo cenário tem se discutido do que seja a família atual, já que a definição clássica (sexualidade, procriação e convivência) não tem o mesmo grau de importância que se acreditava.
Mesmo que haja o conhecimento da importância da família, cada vez mais se discute a proteção que o estado proporciona as famílias brasileiras.
A matricialidade sócio familiar passa a ter destaque na política nacional de assistência social.
As transformações que os grupos familiares desenvolveram e tornaram as famílias mais vulneráveis ou mantendo assim a estratégia para seus membros sobreviverem.
A política de assistência social tem um papel importante na emancipação da família enquanto sujeito coletivo, alem disso, assistência social enquanto político publico compõe o tripé da seguridade social, juntando-se com outros políticos sociais, para que se mantenha o acesso da qualidade dos serviços para as famílias e os indivíduos.
Os serviços de proteção social, deveram ser prestados em unidades dos municípios, através dos centros de referencias de assistência social básico e especializado, integrando assim a rede sócio assistencial.
...