DESAFIOS E BENEFÍCIOS DO ATENDIMENTO NO CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
Por: lucia987654321 • 5/6/2015 • Projeto de pesquisa • 1.497 Palavras (6 Páginas) • 316 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
3. OBJETIVOS
3.1. Geral
3.2. Específicos
4. JUSTIFICATIVA
5. METODOLOGIA
6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
7. CRONOGRAMA DE PESQUISA
8. ORÇAMENTO
9. RESULTADOS ESPERADOS
10. REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
O Centro de Referência da Assistência Social - CRAS é unidade pública responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Dentre os objetivos desse serviço estão à prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários, a promoção de ganhos sociais e materiais das famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais.
A instituição é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial.
Através deste estudo busca-se demonstrar os desafios e benefícios do atendimento nos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) quanto à realização do Cadastro Único das famílias usuárias para o acesso aos programas socioassistenciais CADÚNICO e o Programa de Apoio Integral à Família (PAIF), bem como, verificar como ocorre o atendimento e acompanhamento dessas famílias e o papel do Assistente Social junto ao CRAS;
DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
De que forma Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) pode beneficiar seus usuários com Cadastro Único para Programas Sociais (CADÚNICO) e Programa de Apoio Integral à Família (PAIF)?
OBJETIVOS
Geral
Demonstrar os desafios e benefícios do atendimento nos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) quanto à realização do Cadastro Único das famílias usuárias para o acesso aos programas socioassistenciais do governo federal.
Específicos
- Identificar como é o processo e a importância do registro das famílias no CADÚNICO;
- Observar o perfil das famílias usuárias Centro de Referência da Assistência Social (CRAS);
- Facilitar a compreensão quanto aos benefícios do Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF);
- Verificar como ocorre o atendimento e acompanhamento dessas famílias pelo CRAS;
- Evidenciar o papel do Assistente Social junto ao CRAS;
JUSTIFICATIVA
O CRAS dentre suas ações realiza o acompanhamento prioritário das famílias em descumprimento de condicionalidades do PBF, acompanhamento para inserção de famílias no BPC e o encaminhamento para inserção de famílias no Cadastro Único. o Cadastro Único para Programas Sociais, é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, entendidas como aquelas com renda igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa (per capita) ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
O cadastramento das famílias no CADÚNICO permite identificar seu grau de vulnerabilidade. São consideradas questões como renda, condição de moradia, de acesso ao trabalho, à saúde e à educação. Com isso pode-se ter uma visão mais aprofundada de alguns dos principais fatores que caracterizam a pobreza, o que permite delinear políticas públicas de proteção sociais voltadas para essa população.
Através do CADÚNICO, os usuários dos CRAS, podem ter o acesso do Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF) que se trata da integração dos serviços socioassistenciais e de transferência de renda, visando a melhoria das condições de vida das famílias que sem encontram a situação de vulnerabilidade e risco social.
Portanto, diante do exposto acima e, motivadas pelo compromisso profissional de estar promovendo a proteção dos direitos sociais e das famílias, pela necessidade de estar atuando contra a exclusão e violação social e, principalmente, pela necessidade de estar conscientizando essas famílias quanto à importância do CADÚNICO para o acesso aos programas socioassistenciais que iremos abordar este tema.
METODOLOGIA
Através da pesquisa qualitativo-descritiva buscar realizar a investigação através exata descrição quantitativa das características do objeto de estudo. Ou seja, trata-se de estudo quantitativo-descritivo como principal função preocupando-se apenas em apresentar suas principais características. Os dados serão analisados após a organização das variáveis definidas onde serão apresentadas em números absolutos e relativos. Os dados serão apresentados em tabela e discutidos à luz do referencial teórico produzido.
...