DRA - Demosntração Do Resultado Abrangente
Monografias: DRA - Demosntração Do Resultado Abrangente. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jumartinstb • 30/5/2014 • 1.142 Palavras (5 Páginas) • 3.201 Visualizações
Demonstração do Resultado Abrangente – DRA
O Pronunciamento Técnico CPC 26 e a NBC TG 26, aprovada pela Resolução CFC nº 1.185/09 alterada pela Resolução nº 1.376/11, estabelecem que sejam adotadas duas demonstrações, a do Resultado do Exercício e a do Resultado Abrangente. As variações das receitas e despesas do período são apresentadas na Demonstração do Resultado do Exercício e as demais variações do Patrimônio Líquido, são apresentadas na Demonstração do Resultado Abrangente, a qual representa a soma do resultado do período com os resultados abrangentes. Segue a seguir, estrutura da Demonstração do Resultado Abrangente.
Resultado Líquido do Período
(+/-) Outros Resultados Abrangentes
Variação de Reserva de Reavaliação (Quando Existente)
Ganhos/Perdas em Planos Previdência Complementar ou Conversão das Demonstrações Contábeis p/Exterior
Ajuste de Avaliação Patrimonial
(+/-) Resultados Abrangentes de Empresas Investidas (quando reconhecidas pela Eq. Patrimonial)
(=) Resultado Abrangente do Período
(Modelo adaptado NBC TG 26).
A demonstração do resultado abrangente deve iniciar com a última linha da demonstração do resultado; na sequência devem constar todos os itens de outros resultados abrangentes, a não ser que exista norma exigindo de outra forma.
Segundo IUDÍCIBUS 2010 p.4 diz que:
Resultado Abrangente é a mutação que ocorre no patrimônio líquido durante um período que resulta de transações e outros eventos que não derivados de transações com os sócios na sua qualidade de proprietários (o que exclui do conceito de resultado abrangente, por exemplo, aumentos e reduções do capital social), ou seja, é o resultado do exercício acrescido de ganhos ou perdas que eram reconhecidos direta e temporariamente na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.
A DRA não é exigida pela lei societária (lei 6.404/76), mas foi incluída pelo CPC em decorrência das mudanças advindas das convergências às normas internacionais. Ela é facultativa para as Micro Empresas (MM) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), já nas S.A’s é de caráter obrigatório. Essa demonstração pode ser apresentada separadamente ou dentro das mutações do patrimônio líquido.
A Demonstração do Resultado Abrangente (IUDÍCIBUS 2010) pode ser apresentada dentro da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), ou através de relatório próprio. A DRA, pelas normas internacionais, pode, ainda, ser apresentada como continuidade da DRE, mas no Brasil o CPC determinou que seja como um relatório à parte.
Referências
Demonstrações Contábeis: Aspectos Práticos – Elaboração e Apresentação conceitual de acordo com o IFRS. Disponível em: <http://www.manoel.pro.br/2011_demonstracoescontabeis.pdf> Acesso em: 10 de Novembro de 2013.
IUDÍCIBUS, Sérgio de et al. Manual de Contabilidade Societária: Aplicável a todas
as sociedades de acordo com as normas internacionais e do CPC. São Paulo: Atlas,
2010.
RESOLUÇÃO DO EXERCÍCIO
Elabore a Demonstração do Resultado Abrangente – DRA do período de 20X2 com base nas seguintes informações:
...