Desafios para o gerente moderno
Tese: Desafios para o gerente moderno. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alethea1979silva • 1/3/2014 • Tese • 1.138 Palavras (5 Páginas) • 340 Visualizações
Aula-tema 01: Desafios para o Gestor Contemporâneo
A aula-tema 1 inclui os Capítulos 1 e 2 do livro-texto, Tecnologias e ferramentas de gestão[1] (PLT). Esses capítulos tratam da evolução histórica da Ciência da Administração, desde o surgimento e a expansão da industrialização no mundo ocidental, passando pelas principais teorias ou escolas de Administração, surgidas no século XX. São conceituados os termos mudança, mudança organizacional, paradigmas e processos, e são apresentadas suas características. Também são expostos os conceitos, as características e os papéis tanto do gestor como do consultor nas organizações, além da função e da importância da consultoria e seu papel nas organizações.A aula tem por objetivo: (1) facilitar a compreensão do processo de mudança organizacional; (2) descrever processos e a ideia de haver atualmente organizações orientadas para os processos; (3) apresentar o conceito, os papéis e as características do gestor organizacional; (4) mostrar a atuação do consultor e da consultoria e, ainda, os motivos para contratar uma consultoria empresarial. Vamos começar nosso percurso pela Revolução Industrial.
A Revolução Industrial, ocorrida na Europa a partir de 1750, provocou profundas mudanças em toda estrutura social, comercial e nas formas de trabalho. A máquina a vapor foi seu símbolo. Uma máquina nessa época conseguia realizar o serviço de dezenas de pessoas, otimizando tempo e recursos. O segundo período da Revolução Industrial foi marcado pela entrada do aço, da eletricidade e do petróleo, que substituíram o vapor. A ciência passou a dominar a indústria, e palavras como competitividade e eficiência surgiram nesse meio.
Alguns teóricos da época são bem conhecidos, como Frederick F. Taylor. No início do século XX, nos Estados Unidos, Taylor e um grupo de engenheiros criaram a Administração Científica. As tarefas do chão de fábrica foram estudadas e pensou-se em organizar a produção. Outros, como Fayol, na Europa, focaram na organização e lançaram as bases da Teoria Clássica, centrada no desempenho organizacional. Outros teóricos começaram observar a importância do homem no processo de produção. O papel das pessoas na empresa passa a ser incluído como fator relevante. Surge a Abordagem Comportamental da Administração e temas como motivação e liderança passam a ser considerados a partir dos anos 1960.
Mudança organizacional pode ser definida como um processo de modificar a ordem existente, com intuito de melhorar a eficiência da empresa e o nível de alcance de seus objetivos. Implicam a criação de novas formas e modelos para administração e inovação de teorias. Mas aceitar mudanças não é tarefa simples, porque temos paradigmas assumidos. A quebra de paradigma pode estar relacionada à visão dos problemas sob diferentes ângulos e à invenção de soluções criativas para eles. Assim, pode-se dizer que mudanças implicam a criação de novos paradigmas.
No atual cenário de rápidas mudanças e forte concorrência, fatores que pesam no processo de gestão são os relacionados a qualidade, criatividade e racionalização dos processos, a fim de eliminar desperdícios e flexibilizar o sistema.
Os gestores modernos devem ser capazes de adequar os colaboradores para que eles respondam, prontamente, à exigida agilidade do mundo moderno. Devem desenvolver habilidades para compreender as mais diversas situações, tanto as que envolvam o ambiente interno como as do ambiente externo, para lidar com os paradoxos da economia em escala global, mesmo que suas ações estejam concentradas apenas no mercado nacional.
O administrador, além de ser gestor, pode também atuar como consultor organizacional. A contratação do consultor acontece porque a empresa apresenta um problema pontual, mas não possui um profissional com know-how ou conhecimento para encontrar a solução. O consultor é contratado para oferecer treinamento e suporte para equipes em novas técnicas ou para repassar informações sobre determinados produtos, dando continuidade ao suporte complementar para que seja implementado o treinamento ou a transferência de tecnologia. Outra modalidade de consultoria é a do parecer técnico profissional. A empresa necessita de um parecer independente, pois espera, desse modo, minimizar possíveis falhas no projeto.
O consultor precisa estar em constante busca por atualização, ser autoconfiante, independente e ter habilidade nas relações interpessoais. É necessário eficácia pessoal acima da média, ou seja, ter expertise técnica e ampla visão de negócio para que os trabalhos apresentem excelentes resultados como inovações e mudanças.
Normalmente, o consultor cobra por hora técnica, que pode variar de acordo com a região ou com a especialidade. O consultor tende a ser mais especialista e o gestor da empresa mais generalista. Tanto o gestor como o consultor têm grandes desafios, e o administrador pode exercer ambas as funções. Esses profissionais, ao mesmo tempo que
...