Desenho Técnico
Ensaios: Desenho Técnico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NicolasCRP • 1/4/2014 • 981 Palavras (4 Páginas) • 265 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
RIBEIRÃO PRETO / SP
ENGENHARIA MECÂNICA
TURMA E 4º SÉRIE
ATPS
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA
Alunos: Ra:
Nícolas de Carvalho Pereira 4997020089
Abril / 2013
Etapa 1
Estruturas Cristalinas. Imperfeições nos solidos.
Essa atividade é importante para compreender a relação entre a estrutura e as propriedades dos materiais e saber classificar um determinado tipo de material.
Passo 3
Observar a figura 1 e realizar as atividades descritas a seguir.
Figura 1 – Aplicações da ciência dos materiais na indústria automobilística, mostrando as conexões entre a microestrutura (microstructure); composição (composition), síntese e processamento (synthesis and processing) e desempenho e custo (performance, cost).
Fonte: ASKELAND, Donald R.; PHULÉ, Pradeep P. The science and engineering of materials. 4. ed. California: Brooks/Cole-Thomson Learning, 2003.
1) Discutir detalhadamente cada item que compõe o tetraedro.
- Composição
Fig. 1.1 – Representação em perspectiva de um objeto.
A representação em vistas múltiplas é um dos tipos de representação mais utilizados na Engenharia, e se baseia no conceito de projeção ortogonal. A quantidade de informações que podem estar contida num desenho deste tipo é muito grande, desde o simples esquema até um desenho de produção completo, com anotações, notas de fabricação, notas de montagem, etc. Obedece a determinadas normas e convenções de representação que, quando assimiladas, permitem visualizar imediatamente o objeto representado.
Fig. 1.2 – Representação em vistas de um objeto.
C) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo desenho “falem a mesma Língua”. Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referencia para maioria das normas individuais de cada país.
No nível europeu, as normas de maior aceitação e aplicação, são as Euro-normas (EN), semelhantes em geral, às normas ISSO (International Organization for Standardization). No continente americano, as normas ANSI (American National Standards Institute) são as normas de aplicação quase exclusiva. No nível de cada país, existem também organismos ligados a normalização. Em Portugal, por exemplo, o IPQ (Instituto Português da Qualidade) é o organismo responsável pela normalização, que produz normas com o prefixo NP, assim como na Inglaterra é o BSI (British Standards Institute), que produz normas com o prefixo BS. Na normalização de elementos de maquinas são muito usadas as normas alemãs DIN.
Passo 3
A) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.
Tem como objetivos básicos a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade.
B) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.
Para arestas de contorno visível utilizamos linhas Tipo A, com traçado grosso continuo. Para arestas de contorno invisíveis utilizamos linhas Tipo B, com traçado fino continuo.
Fig. 1.3 – Tipo A – Arestas de contorno visível; Tipo B – Arestas de contorno invisível.
C) A utilização crescente de programas de CAD 3D (Computer Aided Design 3 Dimensions) e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação, leva a uma utilização cada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justifique por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido.
Com a modernização, a utilização de recursos de programas CAD 3D vem crescendo, porem, não é sempre possível a instalação de computadores e estações de trabalho próximo de onde estão sendo fabricadas as peças. Com isso, toda empresa que possui um setor de engenharia necessita de impressoras e ploters,
...