Desenvolvimento economico
Por: traara • 17/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.015 Palavras (5 Páginas) • 239 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
[pic 1][pic 2]
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
SERVIÇO SOCIAL
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Marcela Mara de Souza _ RA6346194718
Suelen Elizabeth Lemes dos Santos RA 6346194702
Flavia Leticia Moreira da Silva Pires RA 4716888028
Fabiana Aparecida de Paula Silva RA 4708894016
Fabiana Jessyca do Santos Silva RA 5322981705
TAUBATÉ, 07 DE JUNHO DE 2014.
Introdução
O desenvolvimento econômico difere de crescimento econômico. Nesse sentido, o desenvolvimento econômico é um conceito mais amplo que engloba o desenvolvimento humano e fatores políticos, econômicos e sociais.
O desenvolvimento econômico promove mudanças estruturais diversas em uma sociedade, dentre elas, encontram-se a diminuição nas taxas de natalidade e mortalidade, ampliação do sistema de saúde e escolar, aumento da produtividade econômica.
Já o crescimento econômico está associado ao aumento de renda per capita que é alcançada através de análise das variações no custo de vida e o processo tecnológico que promove uma redução de insumos na produção de bens e serviços.
Contudo, alguns fatores podem afetar o crescimento e desenvolvimento econômico, dentre estes fatores encontram-se a criação de blocos econômicos como o BRIC que é composto por países que apresentam uma população em expansão.
Desenvolvimento
O desenvolvimento econômico difere de crescimento econômico. O “crescimento econômico é o aumento da capacidade produtiva da economia e, portanto da produção de bens e serviços.”. (ARBEX, 2010, p. 137)
O crescimento econômico é medido, segundo Arbex (2010) através do PIB (Produto Interno Bruto) de forma quantitativa.
O conceito de desenvolvimento é mais qualitativo e engloba o crescimento econômico, ou seja, o crescimento econômico é acompanhado por alterações na estrutura da economia de uma região e da melhora do padrão de vida desta população.
Em suma, o desenvolvimento econômico é:
(...) o processo de crescimento de uma economia ao longo da qual se aplicam novas tecnologias e se produzem transformações sociais, que acarretam uma melhor distribuição da riqueza e renda. (ARBEX, 2010, p. 137)
Para se medir o desenvolvimento econômico de uma região pode se utilizar um indicador como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). O IDH incorpora três dimensões: renda, educação e saúde. Essas dimensões são importantes para o bem-estar do indivíduo.
Dessa forma, o desenvolvimento econômico de cada país reflete as suas características, como por exemplo se o país apresenta baixa renda por habitante, saneamento básico pouco desenvolvido estes fatores são refletidos no seu IDH.
Por outro lado, o desenvolvimento pode resultar em mudanças estruturais em uma sociedade, como:
(...) a diminuição nas taxas de natalidade e de mortalidade (que acabam alterando a estrutura etária da população e da força de trabalho); ampliação do sistema escolar e saúde; maior parte das atividades econômicas
migrando para a indústria, comércio e serviços (detrimento das atividades agrícolas); aumento da produtividade econômica (liderado pelo setor industrial); aumento das desigualdades de renda entre ocupações não-qualificadas e qualificadas. (ARBEX, 2010, p. 138)
Arbex (2010) cita algumas fontes de desenvolvimento econômico, a saber:
- Aumento da quantidade de mão de obra;
- Aumento da capacidade produtiva;
- Melhoria na qualidade da mão de obra;
- Melhorias tecnológica; e
- Eficiência organizacional.
Nesse contexto, o Brasil passou por transformações em seu cenário econômico que promoveram o seu desenvolvimento econômico. No entanto, esse desenvolvimento ocorrido no período do populismo promover seu desenvolvimento industrial atrelado à presença norte-americana.
...