Dicionario Contabel
Dissertações: Dicionario Contabel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: keysiadoryan • 28/6/2013 • 311 Palavras (2 Páginas) • 373 Visualizações
ATIVO: É o conjunto das contas que representam os bens, direitos e valores a receber de uma entidade. Contas do ativo têm saldo devedor, exceto as redutoras do ativo que apresentam saldo credor.
ATO ADMINISTRATIVO:
BALANCETE DE VERIFICAÇÃO:
BALANÇO PATRIMONIAL: É uma demonstração contábil onde é apresentada a situação econômica/ financeira da empresa, normalmente ao final do exercício social, é composto pelo Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, sendo que o Ativo é igual ao Passivo mais o Patrimônio Líquido.
CONTABILIDADE: É a ciência que estuda e controla o patrimônio, objetivando representá-lo graficamente, evidenciar suas variações, e acompanhar a sua evolução financeira econômica.
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE): Destina-se a evidenciar a formação de resultado líquido do exercício, diante do confronto das receitas, custos e despesas apuradas segundo o regime de competência.
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS:
DESPESAS: São gastos incorridos para, direta ou indiretamente, gerar receitas. As despesas podem diminuir o ativo e/ou aumentar o passivo exigível, mas sempre provocam diminuições na situação líquida.
DINÂMICA PATRIMONIAL:
ESCRITURAÇÃO CONTÁBEIS:
FATOS ADMINISTRATIVOS: São os que provocam alterações nos elementos do patrimônio ou do resultado. Por essa razão, também são denominados fatos contábeis.
LIVRO DIARIO:
LIVRO RAZÃO:
METODO DAS PARTIDAS DOBRADAS:
OBJETIVOS DA CONTABILIDADE:
OBJETIVOS DE ESTUDO DA CONTABILIDADE
PASSIVO
PATRIMÓNIO:
PATRIMÔNIO LÍQUIDO: Representa o montante de capital próprio da empresa, é a parte que normalmente os sócios são donos da empresa. Contas do patrimônio líquido têm saldos credores, divide-se em: Capital social; Reservas de capital; Reservas de reavaliação, Reservas de lucros; e Lucros/Prejuízos acumulados.
PLANO DE CONTAS:
PROCESSO CONTABEIS:
RAZONETE:
RECEITAS: São entradas de elementos para o ativo da empresa, na forma de bens ou direitos que sempre provocam um aumento da situação líquida.
REGIME DE CAIXA: Quando, na apuração dos resultados do exercício são considerados apenas os pagamentos e recebimentos efetuados no período social.
REGIME DE COMPETÊNCIA: Quando, na apuração dos resultados do exercício, são considerados as receitas e despesas, independentemente de seus recebimentos ou pagamentos. É obrigatório nas entidades com fins lucrativos.
USUÁRIOS DA CONTABILIDADE:
USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO CONTABIL:
...