Dispersões
Tese: Dispersões. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AnaFk • 10/10/2013 • Tese • 537 Palavras (3 Páginas) • 330 Visualizações
1. Mineralogia é a ciência da terra que se dedica ao estudo da química, estruturas moleculares, cristalina, e das propriedades físicas dos minerais, bem como a sua génese, metamorfismo, evolução química e meteorização.
A textura das rochas é o aspeto, quer macroscópico quer microscópico, dessa rocha, resultante do grau de cristalinidade e da disposição, forma e dimensões relativas dos minerais que a formam.
2. Conforme a origem podemos classifica-las como:
• Ígneas ou magmáticas: rochas formadas pelo esfriamento e solidificação de elementos endógenos, no caso, o magma pastoso. São exemplos de rochas magmáticas: granito, basalto, diorito e andesito.
• Sedimentares: esse tipo de rocha tem sua formação a partir do acúmulo de resíduos de outros tipos de rochas. São exemplos de rochas sedimentares: areia, argila, sal-gema e calcário.
• Metamórficas: esse tipo de rocha tem sua origem na transformação de outras rochas, em virtude da pressão e da temperatura. São exemplos de rochas metamórficas: gnaisse (formada a partir do granito), ardósia (originada da argila) e mármore (formação calcária).
3. A formação das rochas ígneas vem do resultado da solidificação devido ao resfriamento do magma derretido ou parcialmente derretido. Elas podem ser formadas com ou sem a cristalização ou abaixo da superfície como rochas intrusivas (plutônicas) ou próximo à superfície, sendo rochas extrusivas (vulcânicas).
Atualmente, a classificação de rochas ígneas é baseada na textura, principalmente na cristalinidade, granulometria, composição mineralógica, composição química, gênese, modo de ocorrência. Estas texturas são intimamente relacionadas ao processo de resfriamento magmático.
4. Sedimentos clásticos: São as acumulações de partículas clásticas, ou seja, aquelas geradas pela fragmentação das rochas pré-existentes na superfície, sujeitas a intemperismo.
Sedimentos químicos: São formados no local onde há a deposição dos íons e moléculas em solução gerados pelo intemperismo. Os sedimentos químicos formam-se no local de deposição ou próximo a ele. Os sedimentos bioquímicos são minerais não-dissolvidos de restos de organismos ou minerais precipitados por processos biológicos.
5. Rochas sedimentares são compostas por sedimentos carregados pela água e pelo vento, acumulados em áreas deprimidas. Correspondem a 80% da área dos continentes e é nelas que foi encontrada a maior parte do material fóssil. Formam-se por três processos principais:
• Pela deposição (sedimentação) das partículas originadas pela erosão de outras rochas - rochas sedimentares clásticas ou detríticas;
• Pela precipitação de substâncias em solução - rochas sedimentares quimiogénicas;
• Pela deposição dos materiais de origem biológica - rochas sedimentares biogénicas.
As rochas sedimentares podem ser:
• Consolidadas - se os detritos apresentam-se ligados por um cimento, como é o caso das brechas;
• Não consolidadas - se os detritos não estão ligados entre si, como no caso das dunas.
Litificação é um conjunto complexo
...