Doenças Na Infancia
Exames: Doenças Na Infancia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipehermes • 3/4/2014 • 2.702 Palavras (11 Páginas) • 216 Visualizações
t
- Vista a criança com roupas leves;
- Dê um banho morno com água com temperatura abaixo da temperatura febril da criança.
Sarampo
É uma doença infecciosa, altamente contagiosa. Sintomas, febre alta, corrimento nasal, dor de garganta, aumento dos gânglios do pescoço e da nuca, pele com placas ásperas avermelhadas.
Catapora
Doença altamente contagiosa provocada por um vírus do tipo herpes. Em geral é benigna e costuma incomodar pela coceira intensa.
Sintomas: Apresenta-se com pontinhos vermelhos espalhados por todo o corpo ou em regiões específicas, muito parecidas com picadas de inseto. Nessa fase, a doença não costuma ser detectada facilmente. Depois de dois ou três dias, no entanto, as pintinhas crescem e transformam- se em bolhas cheias de um líquido transparente. Além da coceira intensa, é comum a criança também ter febre baixa e se queixar de dor de cabeça.
Tratamento: Uso de antitérmicos, com exceção do ácido acetilsalicílico, que pode causar lesão grave no fígado da criança, e de cremes ou talco mentolado para aliviar a coceira. Quando necessário, o pediatra prescreve antialérgicos de ação sedativa.
Prevenção: Vacinação quando a criança completar um ano de idade.
Amigdalite
É a infecção das amígdalas causada por bactérias ou vírus. Formadas por tecido esponjoso, estas estruturas estão localizadas nos dois lados da garganta. Seu papel é produzir anticorpos para impedir que infecções da garganta, boca e seios da face se espalhem para o corpo.
Sintomas: Dor, febre, inchaço ao lado do pescoço e da mandíbula, dificuldade para engolir, calafrios, dor de cabeça e muscular, mau hálito.
Tratamento: O problema causado por bactérias é tratado com antibióticos. Se for vírus, os remédios indicados irão apenas controlar os sintomas, geralmente são usados antitérmicos e anti-inflamatórios.
Geralmente eu oriento que as crianças (ou adultos também),a partir de 5 anos (e que tenham condições de realizar o procedimento) façam gargarejo com 1 colher de sopa de vinagre diluído em 1/5 copo de água morna, 3 vezes ao dia, principalmente se for amigdalite bacteriana (quando aparecem placas de pus nas amígdalas).
Prevenção: Evitar aglomerações e contato com pessoas doentes.
Gastroenterite
É a Inflamação do estômago e do intestino, causada por toxinas bacterianas que contaminam os alimentos, mais conhecida como intoxicação alimentar. Está associada a um grupo de distúrbios cujos sintomas são: perda de apetite, náuseas, vômitos, diarréia leve a intensa, cólicas e o desconforto abdominal. Podendo adquiri-la por vírus ou bactérias.
Rubéola
A rubéola é uma infecção viral que costuma causar febre e manchas avermelhadas pelo corpo, chamadas de rash. O homem é o único hospedeiro deste vírus.
Rubéola é espalhada pela respiração (contato com fluidos do nariz e boca de uma pessoa infectada, seja direto ou através da transmissão aerossol) e é altamente contagiosa - 90% das pessoas sem imunidade compartilhando o lar com alguém infectado são contagiadas.
Os sintomas clássicos da Rubéola incluem febre por pelo menos três dias, tosse, coriza e olhos vermelhos. A febre pode atingir até 40 graus. As manchas da Rubéola, que podem coçar, começam na cabeça antes de se espalharem e cobrirem a maior parte do corpo.
Não há tratamento específico para casos de Rubéola sem complicações, nos quais os pacientes recobram-se com descanso e tratamento de apoio.
Complicações decorrentes da Rubéola são relativamente comuns, indo desde diarréia até pneumonia e encefalite. As complicações são geralmente mais severas em adultos que contraem o vírus.
Otite
Infecção do ouvido provocada por bactérias ou vírus, geralmente precedida pela gripe. É mais comum entre os 6 e 11 meses.
Sintomas: Febre, irritabilidade, choro intenso e contínuo, secreção nasal e falta de apetite. Pode haver diarréia e vômitos.
Tratamento: O médico prescreve analgésicos e antitérmicos. Em alguns casos, antibióticos e até lavagem interna do ouvido também.
Prevenção: Manter a amamentação exclusiva até os seis meses, pois os casos aumentam em crianças desmamadas precocemente. Evite também alimentar a criança deitada. Em vez de descer pelo esôfago, o leite pode ficar parado na garganta e chegar ao ouvido médio. Como a anatomia do ouvido do bebê ainda é imatura, isso pode levar a crises repetidas.
Conjuntivite
Inflamação da membrana fina e transparente que recobre a maior parte da superfície do olho, a conjuntiva. São causadas por bactérias, vírus, alergias ou reações químicas. Apesar de simples, a doença pode danificar a córnea se não for tratada.
Sintomas: Olhos vermelhos,lacrimejantes, com muita secreção - que chega a deixar as pálpebras grudadas. As crianças maiores coçam os olhos e reclamam de ter a sensação como se houvesse areia dentro deles.
Tratamento: Os especialistas prescrevem limpeza com soro fisiológico várias vezes ao dia. A doença costuma desaparecer depois de quatro dias. Colírios só devem ser usados com prescrição médica.
Prevenção: Como a doença é altamente contagiosa, deve-se evitar contato com pessoas contaminadas.
Infecção urinária
É a presença de bactérias no trato urinário. A doença é duas vezes mais comum nas meninas do que nos meninos. Isso porque sua uretra, apesar de menor, facilita a entrada dos microrganismos. Se a infecção chegar à
...