Dossiê De CEB
Dissertações: Dossiê De CEB. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Evelyse • 9/4/2014 • 8.091 Palavras (33 Páginas) • 469 Visualizações
CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
UNIDADE 1
O UNIVERSO E A VIDA
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Com base no texto “O Universo” e o artigo “Como tudo começou” explique como ocorreu a origem do universo.
R: O Big Bang é a teoria aceita pela maioria dos cientistas, entretanto, muito contestada por alguns pesquisadores. A origem do universo é um tema que gera muitas opiniões divergentes, sendo necessária uma análise crítica de cada vertente que possa explicar esse acontecimento.
Essa teoria é a explicação mais aceita sobre a origem do universo entre a comunidade cientifica e é baseada na teoria da Grande Explosão, em inglês, Big Bang. Ela apoia-se, em parte, na teoria da relatividade do físico Albert Einstein (1879-1955) e nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble (1889-1953) e Milton Humason (1891-1972), os quais demonstraram que o universo não é estático e se encontra em constante expansão, ou seja, as galáxias estão se afastando umas das outras. Portanto, no passado elas deveriam estar mais próximas que hoje, e, até mesmo, formando um único ponto.
A teoria do Big Bang foi anunciada em 1947 pelo cientista russo naturalizado norte-americano, George Gamow e seus colaboradores Robert Herman e Ralf Alpher. Segundo eles toda matéria existente hoje no Universo encontrava-se concentrada no chamado átomo original comprimida e aquecida em um único ponto, menor que a cabeça de um alfinete. Há cerca de 15 a 20 bilhões de anos, teria ocorrido a grande explosão que deu origem ao Universo.
Até então, havia uma mistura de partículas subatômicas que se moviam em todos os sentidos com velocidades próximas à da luz. As primeiras partículas pesadas, prótons e nêutrons, associaram-se para formarem os núcleos de átomos leves, como hidrogênio, hélio e lítio, que estão entre os principais elementos químicos do universo.
Ao expandir-se, o universo também se resfriou, passando da cor violeta à amarela, depois laranja e vermelha. Cerca de 1 milhão de anos após o instante inicial, a matéria e a radiação luminosa se separaram e o Universo tornou-se transparente: com a união dos elétrons aos núcleos atômicos, a luz pode caminhar livremente. Cerca de 1 bilhão de anos depois do Big Bang, os elementos químicos começaram a se unir dando origem às galáxias.
Mas nem todos os cientistas concordam sobre detalhes do Big-Bang. Uns acreditam que a matéria existente no universo formou primeiramente as galáxias, que ficaram tão grandes que se quebraram e os pedaços viraram as primeiras estrelas. Outros acham que ocorreu o contrário: primeiro surgiram as estrelas e, aos poucos, elas foram se juntando e formaram as galáxias.
2. Você conhece outras teorias que procuram explicar como o Universo surgiu? Caso a resposta seja sim, descreva sua teoria.
R: A busca pela compreensão sobre como foi desencadeado o processo que originou o universo atual, proporcionou e ainda proporciona vários debates, pesquisas e teorias que possam explicar tal fenômeno. É um tema que desperta grande curiosidade dos humanos desde os tempos mais remotos e gera grandes polêmicas, envolvendo conceitos religiosos, filosóficos e científicos.
Já ouvi falar sobre a teoria do Criacionismo que tenta explicar sobre o surgimento do Universo, levantando hipóteses e tentando levar em consideração os livros sagrados como: a Bíblia e o Corão, não são teorias religiosas, mas que somente tenta exigir/ querer saber quem é o criador do universo.
Assim, como há pessoas que acreditam e até estudam o criacionismo, há pessoas também que não acreditam nessas teorias e criam argumentos contra isso. Sendo assim, a teoria do criacionismo não crê que o Mundo foi criado por um ser superior, Deus, e que foi criado em “seis dias”.
a) Após descrever sua teoria, compare-a com a teoria do Big Bang.
R: Acredito que não existe a possibilidade de comparação entre as duas teorias pois com o Big Bang foram realizadas inúmeras pesquisas e testes e com a teoria Criacionista seus seguidores apenas tentam decifrar histórias, desenhos e fatos que ocorreram ao longo da história da humanidade. Não existe nada comprovado cientificamente nas teorias criacionistas.
3. Com base na leitura do texto “O sistema solar” e o texto ”Planetas”, pesquisem sobre os movimentos de rotação e translação dos planetas e complete a tabela abaixo.
PLANETAS ROTAÇÃO TRANSLAÇÃO Número de satélites (luas)
Mercúrio 59 dias 88 dias Nenhum
Vênus 243 dias 225 dias Nenhum
Terra 23,9 horas 365,256 dias 1
Marte 24 horas 687 dias 2
Júpiter 9h50min24s 12 anos Entre 16 e 60
Saturno 10h15min 29 anos e meio Entre 17 e 31
Urano 18 horas 84 anos 27
Netuno 17 horas 165 anos 13
4. Defina:
a) Universo: Conjunto de toda a matéria disseminada no espaço, os corpos celestes (corpos celestes são planetas, estrelas, cometas, satélites etc.) e o próprio espaço entre eles. Também podendo ser chamado de cosmos, cosmo ou espaço.
b) Galáxias: É um grande conjunto de bilhões de estrelas, planetas, nuvens de gás e poeira e outros objetos astronômicos unidos por forças gravitacionais e girando em torno de um centro de massa comum.
c) Astros: São todos os corpos celestes, ou seja, os corpos presentes no universo. Apesar de parecer, os astros não ficam fixos no espaço. Eles executam trajetórias características, chamados órbitas.
d) Sistema Solar: É o conjunto formado pelo Sol e os corpos celestes, seus satélites, asteroides e cometas que giram ao seu redor, o sistema é solar porque sua única estrela é o sol por isso é chamado assim.
e) Satélites: Satélite natural ou lua (em letra minúscula) ou ainda planeta secundário é um corpo celeste que orbita um planeta ou outro corpo menor.
5. Com base na leitura do texto “As fases da Lua e sua influência no dia-a-dia” elabore uma cruzadinha usando as informações do texto com dez perguntas que deverão atender a faixa etária dos alunos da 4º série do ensino fundamental.
CRUZADINHA
1) Nome
...