Drogas na adolescencia
Por: elizaadainy • 26/10/2015 • Trabalho acadêmico • 355 Palavras (2 Páginas) • 272 Visualizações
DROGAS NA ADOLESCÊNCIA
A adolescência é uma das fases mais conflituosa da vida, é neste momento em que os pais devem ter mais atenção com seus filhos, pois é nesta fase que começam a ocorrer as mudanças e o desenvolvimento humano tanto emocional como físico, com isso vem a curiosidade de conhecer e experimentar novas coisas da vida mesmo sabendo que isso venha causar consequências.
Junto a isso vem a necessidade e o sentimento de acharem que são capaz de fazer tudo sozinho sem precisar ou depender dos pais, é ai que surgem novas experiências, como sair sozinhos, ir a festas, conhecer novos lugares, novas amizades e também o uso das temidas drogas, mais nem sempre todos que se envolvem permanecem dependentes, mais já há outros casos que acontece o contrario, os jovens começam a ter problemas a partir do experimento. Portanto é nesta fase da adolescência que na maioria das vezes as drogas começam a fazer parte de muitas vidas.
O consumo de drogas ( álcool, tabaco, maconha, cocaína, e outros) entre adolescentes desde há muito tempo vem sendo uma preocupação para a população, pois seu uso em excesso pode causar efeitos colaterais, a droga mesmo sendo liberada como medicamento em alguns países tem que ser utilizada em baixas doses.
Junto a esse assunto vem a importância de despertar nas famílias, que há uma necessidade muito grande de atenção redobrada para o que seus filhos estão ou deixam de fazer nesta nova fase da vida, é função da família fazer com que a criança aprenda a lidar com limites e frustrações. pois a família pode atuar como um fator de risco ou protetor para o uso de substancias psicoativas. Filhos de dependentes de álcool e drogas tem maior chance de se tornarem dependentes também, mais o que influenciam mesmo o desenvolvimento da dependência são os aspectos genéticos, características de personalidade.
A família e o ambiente em que a criança convive servem muito de exemplo, vai depender de como é tratado, ensinado e o que ver, deve se prestar muita atenção para que não venham desenvolver interesses nessas coisas que trazem risco a própria a saúde.
...