EFEITOS FISIOLÓGICOS DO CORPO NO QUARTO NA ÁGUA DE ÁGUA
Projeto de pesquisa: EFEITOS FISIOLÓGICOS DO CORPO NO QUARTO NA ÁGUA DE ÁGUA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 090487 • 9/8/2014 • Projeto de pesquisa • 861 Palavras (4 Páginas) • 419 Visualizações
EFEITOS
Os efeitos são resultantes dos exercícios executados e variam de acordo com as temperaturas da água, pressão hidrostática, a duração do tratamento e a intensidade dos exercícios, além de serem modificados pelas condições da doença de cada paciente.
EFEITOS FISIOLÓGICOS DO CORPO EM IMERSÃO NA ÁGUA AQUECIDA
- Diminuição da dor;
- Aumento do metabolismo muscular;
- Aumento da circulação periférica;
- Relaxamento muscular;
- Aumento da frequência respiratória;
- Aumento da taxa metabólica;
- Aumento do filtrado glomerular
- Melhora do retorno venoso;
- Aumento da taxa metabólica;
- Diminuição da pressão sanguínea;
- Aumento do suprimento de sangue para os músculos;
EFEITOS TERAPÊUTICOS DA ÁGUA AQUECIDA
Preventivo
- Previne piora do quadro do paciente
- Diminui o impacto e a descarga de peso sobre as articulações
- Previne deformidades e atrofias
Motor
- Reeducação dos músculos paralisados
- Facilitação do ortostatismo e da marcha
- Melhora da flexibilidade
- Fortalecimento dos músculos
- Trabalho de coordenação motora global, da agilidade e do ritmo.
- Diminuição do tônus
Sensorial
- Sendo a agua um meio instável, estimula-se o equilíbrio, a noção de esquema corporal, a propriocepção e a noção espacial.
- Não havendo pontos de apoio, o paciente é obrigado a promover alterações posturais, facilitando as reações de endireitamento e equilibro.
- Na medida em que a profundidade aumenta, diminuem-se os estímulos proprioceptivos, diminuindo também a descarga de peso.
EFEITOS TERAPEUTICOS PROPORCIONADAOS PELA ÁGUA SOBRE OS SISTEMAS
São diversos os efeitos fisiológicos proporcionados pela água, estes, envolvem respostas cardíacas, respiratórias, renais e musculoesqueléticas.
Autores, a exemplo de TOVIN et al.10, afirmam que os exercícios praticados na água favorecem a reabilitação, uma vez que os efeitos causam, aumento da circulação menor estresse articular e facilidade de se movimentar.
1. Sistema Cardiorrespiratório
Ao se imergir um corpo na agua, esta, desempenha uma pressão sobre o mesmo. Um efeito importante desse aumento de pressão acontece no sistema de retorno venoso, que é sensível a diferenças de pressão externa.
O fluxo sanguíneo no pulmão é aumentado em consequência do aumento da pressão sanguínea. Essa resposta contribui para uma maior troca gasosa, devido ao aumento na circulação pulmonar.
A variação da pressão hidrostática, de acordo com a diminuição da profundidade de imersão, provoca o descolamento de sangue em uma via de mão única, que “deságua” nos maiores vasos da cavidade abdominal e para o coração.
A imersão na altura do tórax afeta significativamente o ritmo respiratório e ocasiona aumento do trabalho respiratório, devido à compressão da caixa torácica.
Haverá também um aumento no consumo energético, pois o coração deve aumentar a força de contração e aumentar o débito cardíaco, em consequência ao aumento de volume de sangue. Aumentos do débito cardíaco podem estar ligados às variações da temperatura da água, podendo atingir aumentos de 30% a uma temperatura de aproximadamente 33°.
2. Sistema Neurológico
Através
...