ESTAÇÃO METATEOLÓGICA
Monografias: ESTAÇÃO METATEOLÓGICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: biologosc • 31/3/2014 • 1.109 Palavras (5 Páginas) • 470 Visualizações
MINI ESTAÇÃO METEOROLÓGICA
REVISÃO BIBLOGRAFICA
Restrito inicialmente a poucos círculos científicos, os assuntos aquecimento e evolução do clima global passaram a ser objeto de estudo em muitos centros de pesquisas em todo o mundo. Estudos climáticos envolvem o funcionamento do meio ambiente, conceitos como temperatura, umidade, vento, pressão, radiação solar, fotossíntese em uma célula vegetal, desenvolvimento de séries matemáticas, química da atmosfera, entre outros. A climatologia é o estudo científico do clima buscando o benefício do homem no sentido de procurar descobrir e explicar o comportamento dos fenômenos atmosféricos, baseado em observações durante anos seguidos das variações do tempo atmosférico de determinada região (AYOADE, 2002). Os conhecimentos e as aplicações da Climatologia em várias áreas de conhecimento como a saúde, planejamento urbano e territorial, agricultura, turismo, entre outros pode conduzir o entendimento de situações cotidianas, analisando e explicando os fenômenos atmosféricos presentes na realidade do educando.
OBJETIVO GERAL:
A execução do projeto tem por finalidade contribuir para o aprendizado significativo 6° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista de La Salle através de atividades interdisciplinar entres as áreas do conhecimento propostas a partir conhecimento de algumas grandezas como: umidade relativa do ar, temperatura, pressão, velocidade dos ventos, radiação solar, efeito estufa, aquecimento global. Algumas destas alterações nas condições climáticas serão observadas através das mini estações meteorológicas de modo a aprofundar a compreensão da interação com a biosfera-Atmosfera, dos fenômenos ambientais relacionados à física ambiental e como conseqüência os impactos das atividades humanas. Mostrando as principais causas das mudanças climáticas globais distinguindo os impactos negativos e positivos para a sociedade e a economia do país.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
a) Estimular os alunos 6° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista de La Salle a:
b) Compreender os fenômenos atmosféricos e sua utilização na previsão do tempo;
c) Construir uma mini estação meteorológica feita com materiais alternativos;
d) Entender como as previsões que são divulgadas nos jornais são elaboradas.
e) Mobilizar os alunos oportunizando situações para efetiva aprendizagem;
f) O monitoramento será por coleta de informações diárias sobre alterações nas condições do tempo na região da escola, como pluviosidade, temperatura e direção dos ventos pelos educandos,
g) A quantidades e qualidade das informações geradas pelos educandos, será visualizada através dos dados e gráficos informativos que serão repassadas para o blog da escola;
h) A avaliação será de caráter contínuo para estimular alunos a desenvolverem os trabalhos relacionados com o tema do projeto ao longo de um período de .
i) Apresentar os dados para a comunidade da escola;
JUSTIFICATIVA:
A montagem de uma estação meteorológica poderá proporcionar ao aluno uma vivência importante no sentido de poder participar de uma atividade de pesquisa. A ciência e a matemática em seu vasto campo de atuação também trabalham com este tema, com suas causas e conseqüências, e nos alunos do ensino fundamental sentimos necessidades em desenvolver uma metodologia diferenciada para trabalhar com clima e tempo atmosférico, mostrando que é possível sair do tradicional livro didático e trabalhar com a prática. Através desta oficina, os alunos terão a oportunidade de aprender a montar com materiais simples e recicláveis uma estação meteorológica, e através da observação destes equipamentos, desenvolverem conceitos que diferencia clima e tempo atmosférico de uma forma diferenciada e mais atrativa.
ANEMÔMETRO
Este equipamento serve para mostrar a velocidade do vento, quanto mais forte é o vento, mais rápido o anemômetro vai girar.
BARÔMETRO
Existem dois tipos de uso corrente: os barômetros de mercúrio e os barômetros aneróides (metálico).
Foi inventado por Evangelista Torricelli em 1643, e funciona porque o ar aplica uma pressão com seu peso. Torricelli observou que, se a abertura de um tubo de vidro fosse cheia com mercúrio, a pressão atmosférica iria afetar o peso da coluna de mercúrio no tubo. Quanto maior a pressão do ar, mais comprida fica a coluna de mercúrio. Assim, a pressão pode ser calculada, multiplicando-se a altura da coluna de mercúrio pela densidade do mercúrio e pela aceleração da gravidade. Ao nível do mar, a pressão atmosférica é de cerca de 15 libras por polegada
...