ESTRUTURA DE ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Exames: ESTRUTURA DE ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: PAULLOLYMA • 9/10/2014 • 1.580 Palavras (7 Páginas) • 334 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA RONDONÓPOLIS
Curso de Ciências Contábeis – 5° Semestre
ESTRUTURA DE ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRA
Professor: Zique Dib
Grupo:
Nome RA
Adriana Prado 4242830988
Paulo Roberto de Lima Junior 4822903367
Reginaldo Barros Freitas 4623874770
Rondonópolis, 29 de março de 2014.
Introdução da Evolução da Contabilidade
Desde o tempo da bíblia notamos que já havia um tipo de contabilidade em ação, por exemplo no livro de Jó há uma descrição exata de toda sua riqueza. No antigo Egito, o deus TOHT era considerado o secretário dos demais deuses e era representado segurando uma pena de escrever, tinta e papel. Havia um livro de TOHT, venerado como sagrado, que continha todo o conhecimento acumulado pela civilização egípcia por pelo menos dez mil anos.
E, historicamente sabe-se que a contabilidade preciso de três elementos básicos para se desenvolver até os patamares que conhecemos: números, escrita e a existência da moeda, isto é , de um suporte operacional para as demandas humanas por riquezas.
Em 1494, O FRADE Franciscano Luca Bartolomeu apresenta a primeira obra contábil, propriamente dita, de que se tem notícia, tornando-se com isso o pai dos escritores contábeis e dando início ao que chamamos de Escola Contábil Italiana. A partir daí a contabilidade atinge sua maturidade no século XVI, com as grandes navegações e exploração das riquezas das Américas. Nesse século com o desenvolvimento fenomenal dos EUA a contabilidade passou a ser o centro das atenções já que ela acompanhava todo o desenvolvimento econômico, foi criado assim a Escola Contábil Norte-Americana que se desenvolveu no período subseqüente à Grande Depressão, de 1929. No Brasil com a criação , em 1902, da Escola de comércio Álvares Penteado em São Paulo, privilegiou a adoção dos critérios da Escola Européia de contabilidade, basicamente a Italiana e a Alemã. Com as leis nº 11.638/07 e 11.941/09 (que alteraram ou revogaram alguns dispositivos da Lei S.A) e os pronunciamentos, interpretações e orientações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis- CPC, o Brasil ingressou na era da Contabilidade Internacional. O Brasil atualmente adota as normas internacionais de contabilidade conhecidas como IFRS (sigla americana para internacional Financial Reporting Standard). Contudo hoje é impossível viver sem contabilidade, ela atua como instrumento essencial que auxilia os gestores nos processos decisórios nas organizações.
O ativo representa os bens e direitos que a empresa possui que é dividido em três grupos.
1- Circulante?
Ativo que a empresa irá receber ou realizar no prazo máximo de 1 anos a partir da data do balanço, com as principais contas: Caixa e Banco, Aplicações Financeiras, Duplicatas a Receber e Mercadorias.
2- Realizável longo prazo?
Ativos que serão recebidos ou realizados após 1 ano, com as principais contas: Credito de coligadas/Controladas.
3- Permanente?
Ativos de uso e utilização nas atividades d empresa e cuja realização e lenta e demorada. A principio estes ativos não estão a venda, tendo moco as principais contas: Investimento em Coligadas e Controladas, Imobilizado (Máquinas, Equipamento, Veículos, Moveis, Terrenos, Edifício e etc.).
Cada um dos 3 grupos do ativo definem prazos diferentes para a realização de cada Ativo.
Significa transformá-lo em dinheiro conforme abaixo.
Bens ou direitos
Aplicação de Recursos
O ativo representa as aplicações ou uso dos recursos tanto na compra ou aplicações.
O balanço mostra o volume de recursos que a empresa utiliza para manter ou aumentar se ativo. E também montra como são distribuídos dentro do ativo, de forme genérica, em quanto tempo tais recursos será recuperados ou novamente transformado em dinheiro.
Estrutura do Passivo
O passivo representa as dividas e obrigações que a empresa possui e também é dividido em 3 grupos.
Cada um dos grupos do Passivo define prazos diferentes para o pagamento das dividas, para efeito de analise o Passivo se divide essencialmente em: Recursos de Terceiro (que são dividas efetivas) e Recursos Próprios (que são recursos que pertencem aos sócios, mas que são utilizados pela empresa).
O Passivo representa as fontes ou origens dos recursos.
Todos os recursos que a empresa têm em seu Ativo são financiados por recursos do Passivo. Por este motivo o Ativo sempre é igual ao Passivo.
1- Estrutura da Demonstração de Resultados?
Diferente do Ativo e Passivo, que mostram os saldos de cada conta, o mesmo mostra a soma dos valores do período (no caso de Balanços, e período é anual).
A demonstração Resultado é feita com o objetivo de mostra os resultados, isto é lucro ou prejuízo, para isso soma-se as receitas e diminuem-se as despesas ou custos, obtendo assim os resultados, sendo a informação mais importante da Demonstração sem duvida o resultado final.
Podemos dividir as demonstrações financeiras das seguintes formas:
• Demonstração Financeira Primária: Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultados.
• Demonstração Financeira Secundária: Principalmente demonstração de Origens e Aplicação dos Recursos.
• Métodos de Analise: Horizontal e Vertical.
• Índice: Grandezas relativas construtivas a partir dos números
...