TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÂO

Projeto de pesquisa: EVOLUÇÂO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.578 Palavras (7 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 7

EEMOP

ESCOLA ESTADUAL MAJOR OTÁVIO PITALUGA

3º ANO – B – ENSINO MÉDIO

EVOLUÇÃO

Rondonópolis-MT

2010

EMOP

ESCOLA MAJOR OTÁVIO PITALUGA

3º ANO - B – ENSINO MÉDIO

EVOLUÇÃO

Jakeline Evilin

Kairo Henrique

Loanna Rodrigues

Matheus Bacocina

Soliany Silveira

Rodrigo

Professor: Caudinei

Rondonópolis-MT

2010

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1. EVOLUÇÃO 5

1.1 As Evidências da Evolução 5

1.2 Anatomia Comparada 5

1.2.1 Estruturas homólogas 5

1.2.2 Estruturas análogas 6

1.3 Órgão vestigial 6

1.4 Embriologia Comparada 6

1.5 Bioquímica Comparada 7

1.6 Fósseis 8

1.6.1 Processo de fossilização 8

1.6.2 Datação radioativa dos fósseis 9

CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

INTRODUÇÃO

A evolução pode ser definida, como o processo de variação e adaptação de populações ao longo do tempo, podendo inclusive provocar o surgimento de novas espécies a partir de uma pré-existente. Desta forma, a grande diversidade de organismos presentes em nosso planeta pode ser explicada por meio desta teoria.

No mundo científico, as hipóteses são elaboradas como respostas para determinadas perguntas acerca de um fenômeno específico. Quando uma hipótese é confirmada diversas vezes, por experimentações e/ou um conjunto de evidências, ela tem grandes chances de se tornar uma teoria. A Teoria da Evolução reúne uma série de evidências e provas que a faz ser irrefutável até o presente momento, como Anatomia, Embriologia, Bioquímica e Fóssil.

Entretanto a evolução não deve ser vista como sinônimo de progresso, já que uma mesma característica que garante o sucesso, em um determinado momento, pode não ser tão favorável em outro momento.

1. EVOLUÇÃO

O que é a evolução? Evolução é o processo através no qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas. A evolução é um fato que aconteceu e continua acontecendo.

Essas mudanças são pequenas, e difíceis de enxergar no dia-a-dia, para serem notada precisa de mais de milhares de anos. Geralmente ocorrem quase sempre para tornar as espécies mais aptas a sobreviver no seu habitat.

1.1 As Evidências da Evolução

Vários fatos podem provar que a evolução aconteceu e continua acontecendo, as evidencias dessa evolução são sintetizadas em quatro tópicos:

• Anatomia Comparada;

• Embriologia Comparada;

• Bioquímica Comparada;

• Fósseis.

1.2 Anatomia Comparada

A grande diversidade do mundo vivo despertou, desde cedo, nos cientistas a necessidade de organizarem sistemas de classificação. Alguns dos mais primitivos baseiam-se no grupo de semelhança dos caracteres morfológicos, ou seja, na anatomia comparada. Podem encontrar-se muitas semelhanças na anatomia de indivíduos que, à primeira vista, nos parecem diferentes.

A análise comparativa dos membros dos vertebrados, por exemplo, permite estabelecer aspectos interessantes:

1.2.1 Estruturas homólogas

Homologia trata-se da mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função. As estruturas homólogas sugerem ancestralidade comum. Os esqueletos dos membros anteriores dos vertebrados, apesar de desempenharem funções diferentes, apresentam um plano estrutural semelhante que inclui ossos semelhantes na mesma posição relativa.

Verificam-se, no entanto, diferenças em relação ao grau de desenvolvimento dos ossos e ao número de falanges dos dedos. Estas estruturas com origem embriologia semelhante, constituídas por ossos idênticos, com um plano de organização semelhante, embora apresentem um aspecto diferente e desempenhem, neste caso, funções também diferentes.

1.2.2 Estruturas análogas

A analogia refere-se à semelhança morfológica entre estruturas, em função de adaptação à execução da mesma função. Na natureza é frequente encontrar-se semelhanças entre organismos com origens muito diferentes. O aparecimento destas estruturas resulta, no mesmo meio, da seleção natural favorecer os indivíduos cujas características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com