EXPERIMENTO: NÚMERO DE REYNOLDS
Trabalho Universitário: EXPERIMENTO: NÚMERO DE REYNOLDS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Carson • 28/6/2014 • 547 Palavras (3 Páginas) • 853 Visualizações
1. EXPERIMENTO NÚMERO DE REYNOLDS
1.1 INTRODUÇÃO
A experiência de Reynolds (1883) demonstrou a existência de dois tipos de escoamentos, o escoamento laminar e o escoamento turbulento. O experimento teve como objetivo a visualização do padrão de escoamento de água através de um tubo de vidro.
2. OBJETIVO
Esta prática tem por objetivo visualizar os regimes de escoamento em laboratório, identificando e tomando nota das características, velocidade, vazão e tempo para calcular o número de Reynolds.
3. MATERIAL UTILIZADO
Tanque de reservatório maior conectado a um tanque de reservatório menor por tubulações, sendo que em acrílico transparente com conexão de válvula injetora de tinta reagente para melhor observação do experimento, com válvula reguladora de vazão de ½ in de diâmetro, além de cronômetro, termômetro, proveta graduada de 500ml e béquer graduado de 600ml.
3.1 PROCEDIMENTO
Inicialmente verificou-se a temperatura da água, em seguida liberou-se o fluido (água) do reservatório maior para o menor através da abertura da válvula, com uma vazão que mantinha o fluido num sistema de escoamento laminar, podendo ser observado visualmente pela tinta reagente liberada junto com a água , notou-se facilmente a formação de um filete reto e contínuo no meio da água, formado no tubo de ligação entre os dois reservatórios.
Reynolds, com seu experimento, provou a existência de três tipos de escoamento, o laminar, transição e turbulento, porém, nesta análise daremos enfoque aos dois regimes realizados em laboratório, o laminar e o turbulento.
No primeiro experimento foi analisado o regime de escoamento laminar, que é o menos comum em lâminas individualizadas, sem trocas de massa entre as mesmas. Além disso, Reynolds determinou valores adimensionais para definir se o escoamento é laminar ou turbulento, pela seguinte fórmula:
sendo
• - velocidade média do fluido
• - longitude característica do fluxo, o diâmetro para o fluxo no tubo
• - viscosidade dinâmica do fluido
• - massa específica do fluido
3.2 FORMULÁRIO
Re = ρ.v.D / µ
A= πxD^2/4
Q=V/A
A= QxV
3.2 Dados do experimento
Diâmetro dos tubos=0,0127m
Área total=0,000127
Volume Médio1=400ml
Volume Médio 2=385ml
Tempo Médio 1=112,5s
Tempo Médio 2=11s
Nº REYNOLDS REGIME DE ESCOAMENTO
Até 2000 Laminar
De 2000 a 2400 Transição
Acima
...