Efeito de estufa e saúde
Resenha: Efeito de estufa e saúde. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rayllafunny • 9/7/2014 • Resenha • 248 Palavras (1 Páginas) • 190 Visualizações
Efeito estufa e a saúde
O efeito estufa é um fenômeno natural que tem como função manter a temperatura da Terra. Tal fenômeno entrou em mutação com o aumento do desmatamento e da poluição, e por isso, ocasiona graves danos tanto a saúde do planeta, quanto a saúde da pessoas.
De acordo com um relatório apresentado pela Organização Mundial da Saúde – OMS –, 2,4% dos casos de diarreia e 2% das incidências de malária em todo o mundo são consequências diretas do aumento de temperatura no planeta. Só no ano de 2000, 155 mil pessoas morreram vítimas de doenças desenvolvidas em consequência do calor, e outras 5,5 milhões tiveram sua saúde debilitada.
Como consequência dos danos causados ao planeta, futuramente muitas cidades litorâneas poderão desaparecer, ecossistemas serão prejudicados, animais e espécies vegetais serão atingidos podendo chegar até a extinção. As alterações climáticas poderão interferir negativamente na produção agrícola de vários países, o que reduzirá a quantidade de alimentos aptos para o consumo.
Analisando as situações colocadas anteriormente, vê-se necessária a redução da liberação dos gases que provocam o efeito estufa, como dióxido de carbono – CO2 –, metano – CH4 – e óxido nitroso – N2O –. Isso pode ser alcançado através de leis elaboradas pelos governantes de cada país, como por exemplo, a aplicação de multas para cada um que ultrapasse os limites impostos de emissão de gases poluentes. É imprescindível a adoção de medidas socioeducativas que conscientizem a população, sobre os danos ocasionados pelas queimadas e pelo desmatamento.
...