Eixos e árvores
Tese: Eixos e árvores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dudulouko • 10/11/2014 • Tese • 656 Palavras (3 Páginas) • 328 Visualizações
Eixos e árvores
Introdução
Você já pensou o que seria do ser humano sem a coluna vertebral para lhe dar sustentação. Toda a estrutura de braços, pernas, mãos, pés seria um amontoado de ossos e músculos sem condição de transmitir movimento.
Esse é apenas um exemplo para facilitar as explicações sobre o assunto de nossa aula de hoje: eixos e árvores.
Eixos e árvores
Assim como o homem, as máquinas contam com sua “coluna vertebral” como um dos principais elementos de sua estrutura física: eixos e árvores, que podem ter perfis lisos ou compostos, em que são montadas as engrenagens, polias, rolamentos, volantes, manípulos etc.
Os eixos e as árvores podem ser fixos ou giratórios e sustentam os elementos de máquina. No caso dos eixos fixos, os elementos (engrenagens com buchas, polias sobre rolamentos e volantes) é que giram.
Quando se trata de eixo-árvore giratório, o eixo se movimenta juntamente com seus elementos ou independentemente deles como, por exemplo, eixos de afiadores (esmeris), rodas de trole (trilhos), eixos de máquinas-ferramenta, eixos sobre mancais.
Material de fabricação
Os
eixos e árvores são fabricados em aço ou ligas de aço, pois os materiais metálicos apresentam melhores propriedades mecânicas do que os outros materiais. Por isso, são mais adequados para a fabricação de elementos de transmissão:
Eixos com pequena solicitação mecânica são fabricados em aço ao carbono;
Eixo-árvore de máquinas e automóveis são fabricados em aço-níquel;
Eixo-árvore para altas rotações ou para bombas e turbinas são fabricados em aço cromo-níquel;
Eixo para vagões são fabricados em aço-manganês.
Quando os eixos e árvores têm finalidades específicas, podem ser fabricados em cobre, alumínio, latão. Portanto, o material de fabricação varia de acordo com a função dos eixos e árvores.
Tipos e características de árvores
Conforme sua funções, uma árvore pode ser de engrenagens (em que são montados mancais e rolamentos) ou de manivelas, que transforma movimentos circulares em movimentos retilíneos.
Para suporte de forças radiais, usam-se espigas retas, cônicas, de colar, de manivela e esférica.
Para suporte de forças axiais, usam-se espigas de anéis ou de cabeça.
As forças axiais têm direção perpendicular (90º)
à seção transversal do eixo, enquanto as forças radiais têm direção tangente ou paralela à seção transversal do eixo.
Quanto ao tipo, os eixos podem ser roscados, ranhurados, estriados, maciços, vazados, flexíveis, cônicos, cujas características estão descritas a seguir.
Eixos maciços
A maioria dos eixos maciços tem seção transversal circular maciça, com degraus ou apoios para ajuste das peças montadas sobre eles. A extremidade do
...