Estruturas Do Mercado De Fatores De Produção
Dissertações: Estruturas Do Mercado De Fatores De Produção. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: AnneMatos • 4/3/2014 • 787 Palavras (4 Páginas) • 5.734 Visualizações
Bibliografia
Marco Antonio S. Vasconcellos, e Manuel E. Garcia. Fundamentos de Economia. 2º edição.
WWW.google.com.br.
WWW.wikipedia.org
Estruturas do mercado de fatores de produção
O mercado de fatores de produção (mão de obra, capital, terra e tecnologia), apresenta diferentes estruturas. Como o mercado de fatores depende da demanda de insumos pelos setores produtores de bens e serviços, ou seja, deriva do mercado do produto, a demanda por esses fatores é chamada de demanda derivada. Por exemplo: a demanda de autopeças deriva da demanda de automóveis; se reduz a demanda de automóveis, cai também a demanda por autopeças.
As estruturas no mercado de fatores são resumidas a seguir:
1. Concorrência perfeita no mercado de fatores:
Corresponde ao mercado cuja oferta do fator de produção (por exemplo, mão-de-obra, não especializada), é abundante, o que torna o preço desse fator constante. Os ofertantes ou fornecedores, como são em grande número, não têm condições de obter preços mais elevados por seus serviços.
A concorrência perfeita no mercado de fatores é uma situação de mercado limite, onde nenhuma empresa e nenhum consumidor têm poder para influenciar o preço ou quantidade. É necessário verificar diversas condições, como: a existência de um grande numera de empresas a fabricar o mesmo produto, a existência de consumidores, a existência de barreira de entrada e saída de empresas no mercado e entre outros. Desta forma todas as empresas iriam enfrentar uma procura perfeitamente elástica, fazendo assim com que seu preço se mantenha normal, não elevando o preço do mercado. Um exemplo seria o sistema bancário nacional, que após os bancos como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil baixar os juros, os demais fizeram o mesmo para não perderem clientes.
2. Monopsônio (monopólio na compra de insumos):
Corresponde uma forma de mercado na qual há somente um comprador para muitos vendedores dos serviços dos insumos. É o caso da empresa que se instala em uma determinada cidade do interior e, por ser a única, torna-se demandante exclusiva da mão-de-obra local e das cidades próximas, tendo para si a totalidade da oferta de mão-de-obra.
O monopsônio é conhecido como monopsonista. Também é um tipo de competição imperfeita. Tendo poder de mercado e podendo influenciar nos preços, os monopsonistas variam apenas na quantidade comprada. Um exemplo de monopsonio seria uma indústria de laticínios que é a única compradora e os vários produtores de leite de certa região os vendedores. A empresa se compromete a comprar toda a produção e produzir diversos produtos derivados do leite, criando assim um monopsônio.
3. Oligopsônio (oligopólio na compra de insumos):
O oligopsônia é um mercado com poucos compradores e com mais vendedores, tornando-se uma competição imperfeita.
Tendo poder de mercado, os oligopsonistas podem influenciar os preços de certos bens, podendo variar somente em quantidade adquirida. Um exemplo de oligopsônio
...