Etilenodiamina
Resenha: Etilenodiamina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vera123lucia • 17/6/2014 • Resenha • 360 Palavras (2 Páginas) • 416 Visualizações
Etilenodiamina é usada em grandes quantidades para a produção de muitas substãncias em escala industrial. Ela forma derivados com ácidos carboxílicos (incluindo ácidos graxos, nitrilas, álccois - a elevadas temperaturas - agentes de alquilação, dissulfeto de carbono, e aldeídos e cetonas. Por causa de sua natureza bifuncional, tendo duas aminas, ela facilmente forma heterocíclicos tais como imidazolidinas.
O mais proeminente derivado da etilenodiamina é o EDTA, o qual é derivado da etilenodiamina via a síntese de Strecker envolvendo cianeto e formaldeído. Hidroxietiletilenodiamina é outro agente quelante comercialmente significativo. Os ligantes salen, derivados da condensação de salicilaldeídos e etilenodiamina, são agentes quelantes populares na pesquisa laboratorial embora não comercialmente significativos.
Etilenodiamina é o composto químico com a fórmula C2H4(NH2)2. Este líquido incolor com um cheiro similar ao de amônia [e uma amina fortemente básica. É um bloco de construção largamente utilizado em síntese química, com aproximadamente 500.000 toneladas produzidas em 1998
Jesus (em hebraico: ישוע/ יֵשׁוּעַ; transl.: Yeshua; em grego: Ἰησοῦς, Iesous), também chamado Jesus de Nazaré, que nasceu entre 7–2 a.C e morreu por volta de 30–33 d.C. é a figura central do cristianismo e aquele que os ensinamentos de maior parte das denominações cristãs além dos judeus messiânicos consideram ser o Filho de Deus. Ainda segundo o cristianismo e o judaísmo messiânico, Jesus seria o Messias aguardado no Antigo Testamento e refere-se a ele como Jesus Cristo (Yeshua Ha'Maschiach), um nome também usado fora do contexto cristão.
Praticamente todos os académicos contemporâneos concordam que Jesus existiu realmente, embora não haja consenso sobre a confiabilidade histórica dos evangelhos e de quão perto o Jesus bíblico está do Jesus histórico. A maior parte dos académicos concorda que Jesus foi um pregador judeu da Galileia, foi batizado por João Batista e crucificado por ordem do governador romano Pôncio Pilatos. Os académicos construíram vários perfis do Jesus histórico, que geralmente o retratam em um ou mais dos seguintes papéis: o líder de um movimento apocalíptico, o Messias, um curandeiro carismático, um sábio e filósofo, ou um reformista igualitário. A investigação tem vindo a comparar os testemunhos do Novo Testamento com os registos históricos fora do contexto cristão de modo a determinar a cronologia da vida de Jesus.
...