FABRICAÇÃO ASSSISTIDA POR COMPUTADOR
Artigos Científicos: FABRICAÇÃO ASSSISTIDA POR COMPUTADOR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RegisBeck • 16/11/2013 • 2.260 Palavras (10 Páginas) • 382 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Embora os sistemas CAD/CAM já estejam em um elevado grau de desenvolvimento, nota-se que a falta de compreensão correta desta tecnologia é freqüente, mesmo por profissionais que atuam diretamente nesta área, acarretando em improdutividades e investimentos inadequados. Este trabalho apresenta os conceitos fundamentais para a implementação destes sistemas e a vanguarda atual desta tecnologia.
Serão apresentados exclusivamente conceitos tecnológicos gerais e não a utilização de determinada ferramenta CAD/CAM em particular oferecendo uma visão clara e genérica desta tecnologia, podendo ser adaptada a cada ambiente de trabalho específico. Estão demonstrados também, conceitos, classificações e técnicas de trabalho, utilizadas pelos sistemas CAD/CAM atuais, além de abordar a inserção do CAD para auxiliar etapas subsequentes da cadeia produtiva.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. OBJETIVO 4
3. HISTÓRICO 4
4. SELEÇÃO DE UM SISTEMA CAD/CAM. 6
5. CUSTOS E INVESTIMENTOS 7
6. INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS 8
7. SEGURANÇA 10
8. DETERMINAÇÃO DA PEÇA 11
9. CONCLUSÃO 12
10. BIBLIOGRAFIA 12
11. ANEXO 13
2. OBJETIVO
O desafio sugerido na ATPS é desenvolver em grupo um trabalho que envolva a escolha de uma peça mecânica, cuja produção envolva uma operação de Torno e Fresa CNC, desenvolvendo todas as etapas necessárias para sua fabricação.
O desafio é composto de três fases:
- Relatório 1: Tecnologias;
- Relatório 2: Descrição do Processo;
- Relatório 3: Sistemas CAD.
Nessa primeira ATPS, será descrito o primeiro relatório da série de três, intitulado “Tecnologias” atendendo os passos sugeridos:
- Pesquisa;
- Análise e conclusão de pesquisa;
- Elaboração de texto resumo;
- Conclusões sobre tecnologias a serem utilizadas no componente escolhido a ser usinado.
3. HISTÓRICO
As primeiras aplicações de computadores para auxiliar as etapas de engenharia tiveram início na década de 50, quando o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) iniciou a discussão sobre a tecnologia CAD (Computer Aided Design - Desenho Assistido por Computador) /CAM (Computer Aided Manufacturing - Manufatura Assistida por Computador). Os sistemas CAD desta geração se limitavam à descrição de entidades geométricas em duas dimensões, à criação e manipulação de desenhos em terminais gráficos monocromáticos (BÉZIER, 1993).
Contudo, nesta época estes sistemas CAD já propiciavam várias vantagens, tais como:
- Possibilidade de envio, ou recebimento de desenhos por processos eletrônicos;
- Melhor gerenciamento dos desenhos;
- Precisão do dimensionamento;
- Maior rapidez na recuperação, modificação ou atualização de desenhos.
A utilização de sistemas CAD/CAM foi, por anos, limitada a aplicação em grandes empresas, como aeroespacial e automobilística. Isto ocorria, direta ou indiretamente, pelos custos envolvidos, desde software/hardware até a qualificação da mão de obra, requerendo usuários com maior grau de instrução. Ao final da década de 90, com o desenvolvimento de um sistema operacional robusto para aplicação em PCs (Windows NT), houve uma migração das empresas que desenvolviam seus sistemas CAD/CAM baseados em sistema operacional UNIX.
Este fato, além de reduzir o custo de Hardware, reduziu também a necessidade de usuários extremamente especializados (KONG, 2003). A interface padrão Windows é bastante interativa, tornando mais intuitiva a utilização destes sistemas. Por sua vez, os custos relacionados diretamente aos softwares CAD/CAM também estão bastante accessíveis atualmente, tornando sua utilização viável mesmo para pequenas empresas. Isto devido à concorrência de mercado e a própria evolução desta tecnologia.
A década de 70 marcou uma nova geração dos sistemas CAD – o desenvolvimento de técnicas computacionais para a representação de objetos tridimensionais. Os sistemas CAD atuais não se restringem apenas à geração e manipulação de desenhos em duas dimensões.
Este recurso é considerado somente uma funcionalidade destes sistemas e representa apenas uma pequena parcela dos possíveis benefícios a serem obtidos com a utilização desta tecnologia. Hoje, um software CAD, pode representar uma potente e indispensável ferramenta para a indústria moderna, permitindo, além da geração de desenhos 2D:
- Modelar produtos tridimensionais com formas complexas;
- Realizar análise de forma geométrica para auxiliar a manufatura;
- Realizar análise de interferências entre peças e conjuntos-montado;
- Definir volume e centro de massa do produto;
- Comunicação com outros softwares, através de interfaces padronizadas.
Com a evolução da tecnologia necessária para o desenvolvimento dos sistemas CAD/CAM atingindo seu ápice, a facilidade de utilização destes sistemas, devido à qualidade de sua interface, passa a ser um foco importante na concorrência entre diferentes fornecedores. O presente trabalho objetiva apresentar os conceitos básicos necessários ao potencial usuário das modernas tecnologias de trabalho em ambientes integrados de projeto e manufatura.
4. SELEÇÃO
...