FILTRAÇÃO, DECANÇA E CENTRIFUGAL
Projeto de pesquisa: FILTRAÇÃO, DECANÇA E CENTRIFUGAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Huilly • 2/10/2014 • Projeto de pesquisa • 732 Palavras (3 Páginas) • 188 Visualizações
FILTRAÇÃO, DECANTAÇÃO E CENTRIFUGAÇÃO.
1- Introdução
Destilação fracionada ou destilação fracionada é o processo de separação onde se utiliza uma coluna de fracionamento na qual é possível realizar a separação de diferentes componentes que apresentam diferentes pontos de ebulição, presentes em uma mistura. Ela é um processo de rejuvenescimento, separação e loteamento dos produtos da mistura e é empregada quando os pontos de ebulição dos componentes de uma mistura são próximos e não é possível realizar uma destilação simples. Um aparelho mais complexo e que exige um pouco mais de tempo no processo.
Figura 1: Aparelhagem típica para a destilação simples.
Neste processo existe uma coluna de fracionamento que cria várias regiões de equilíbrio líquido-vapor, levando a uma série de microdestilações simples sucessivas, enriquecendo a fração do componente mais volátil da mistura na fase de vaporização.
2- Objetivo: Partindo-se de uma mistura homogênea, far-se-á a separação da mesma em seus principais componentes: Acetona, Álcool Etílico e Água.
3- Materiais necessários
3.1- Becker, Pisseta, Balão de destilação, Mangueiras de Látex, Suporte Universal, Garras, Erlenmeyer, Termômetro, Coluna de fracionamento, Condensador de Liebig, Conectores, Manta aquecedora e Esferas de vidro.
Reagentes: Água destilada, Éter e Álcool Etílico.
3.2- Procedimento Experimental
Tomou-se 25 mL de propanol e 75 mL de etanol e colocou-os no frasco de destilação. O sistema foi aquecido lentamente, de tal modo que a velocidade da destilação fosse constante e não mais que uma gota de destilado por 3 segundos. Feito isto, começou a recolher o destilado numa proveta de 100 mL, anotando a temperatura a cada 2 mL de destilado que cai na proveta até que completasse a destilação.Etapa 1 – Inicialmente foram feitos os cálculos para saber o volume do ácido necessário para o preparo de 20 ml da solução problema.
Etapa 2– Colocou-se no béquer 50 ml de água destilada e adicionou-se 25 ml de álcool etílico e 25 ml de acetona;
Etapa 3 – Foram pesados 0,4018g de NaOH na balança dentro de um béquer e adicionado por volta de 50 ml de solvente sendo misturado continuamente com o bastão de vidro até estar totalmente solubilizado.
Etapa 4 – A solução foi transferida para um balão volumétrico e foi adicionado o restante de água aos poucos para lavar o béquer até completar 100 ml de solução com todo o cuidado sempre observando o menisco.
Etapa 5 – A solução foi transferida para um recipiente plástico de armazenagem e a mesma foi devida mente rotulada.
4- Resultados e discussão.
4.1- Após ter sido calculado a massa necessária de hidróxido de sódio (como mostra a imagem abaixo), foram pesados aproximados 0.4018 g de NaCl na balança analítica, logo após, foi transferido para o béquer e adicionado por volta de 50 ml de água para a diluição do soluto, então foram colocados a pré solução de 50 ml no balão volumétrico e acrescentado a massa de água
...