Fenol E Compostos Fenólicos
Artigos Científicos: Fenol E Compostos Fenólicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deborasb • 9/3/2015 • 392 Palavras (2 Páginas) • 2.143 Visualizações
Agente químico:
Os fenóis têm caráter relativamente ácido, porém, menos ácido que os ácidos carboxílicos. Os fenóis podem ser facilmente diferenciados dos álcoois por meio de alguns testes em laboratório.
São tóxicos e têm ação cáustica sobre a pele. A menos que exista na molécula algum grupo susceptível de produzir cor, os fenóis são incolores. Se oxidam facilmente, como as aminas, e muitos fenóis apresentam cor devido à presença de produtos de oxidação corados.
Como compostos fenólicos são altamente corrosivos, deve-se seguir algumas restrições para o seu armazenamento.
• O piso dos locais de manipulação de produtos corrosivos deve ser conservado o mais seco possível.
• O derrame ou escape de líquidos corrosivos não deve ser absorvido por meio de serragem, estopas, pedaços de pano ou outro material orgânico.
• Deve-se neutralizar com cal ou absorvê-lo com granulado absorvente. Em caso de contato físico, deve-se lavar abundantemente com água corrente e procurar imediatamente socorro médico.
• Solução de fenol 5% mata rapidamente as formas vegetativas dos microrganismos, porém os esporos são muito mais resistentes;
• O fenol por ser tóxico e apresentar odor desagradável não é muito utilizado como desinfetante ou antisséptico. Tem sido substituído por vários derivados químicos, os quais são menos tóxicos para os tecidos e mais ativos para os microrganismos;
Mecanismo de ação:
Fenol e derivados alteram a permeabilidade seletiva da membrana, desnaturam e inativa proteínas como enzimas, causando uma perda de substâncias intracelulares (lisam as células). Dependendo da concentração utilizada podem ser bacteriostático ou bactericida.
Fenol: Ruptura da membrana plásmatica, desnaturação das enzimas.
Compostos fenólicos: Ruptura da membrana plásmatica, desnaturação das enzimas.
Bifenóis: Provavelmente ruptura da membrana plasmática.
Uso preferencial:
A principal característica dos fenóis é a ação antibacteriana e fungicida, e justamente por isso causou uma revolução por volta do ano de 1870, nessa época foi usado como anti-séptico e salvou muitos pacientes de mortes causadas por infecção pós-operatória. Aliás, o fenol foi o primeiro anti-séptico a ser comercializado.
Em geral, os fenóis são pouco solúveis em água, se encontram no estado sólido e são incolores. Esses compostos são extraídos do alcatrão da hulha e possuem aplicações na fabricação de corantes, resinas e até de explosivos. Os fenóis apresentam caráter ácido, tanto que também é conhecido pela denominação de ácido fênico.
Exemplos de produtos comerciais:
Vários derivados do fenol apresentam atividades antisséptica, desinfetante e anestésica, sendo assim são encontrados em diversos produtos comerciais, como sabões, desodorantes, desinfetantes, soluções de gargarejo e cremes para dores musculares.
Algumas marcas de produtos
...