TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filtração

Trabalho acadêmico: Filtração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.496 Palavras (10 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Filtração ou filtragem é um processo usado para separar misturas heterogêneas formadas por um sólido e um liquido ou por um gás e um sólido é feito para obter um produto mais puro de agentes químicos e assim obtermos mais precisão em nossos resultados tanto laboratoriais quanto em escala industrial. Esse método ajuda em muitas experiências, levando em conta o resultado final, que seria a separação de partículas sólidas, de uma solução qualquer.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 04

OBJETIVO ............................................................................................................. 04

MATERIAIS E REAGENTES ................................................................................ 05

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL .................................................................. 05

Filtração Comum ........................................................................................... 05

Filtração Analítica ........................................................................................ 05

Filtração a Vácuo ......................................................................................... 05

RESULTADO E DISCURSÃO .............................................................................. 06

CONCLUSÃO ........................................................................................................ 07

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFÍCAS................................................................... 08

INTRODUÇÃO

A filtração é uma operação unitária que consiste na separação de uma fase sólida de uma fase fluída (líquida ou gasosa), passando esta última através de um meio permeável e poroso. Ao meio poroso e permeável dá-se o nome de filtro. Este retém o resíduo sólido. O fluído que passa através do filtro designa-se filtrado.No laboratório, os meios de filtração mais usados são: o papel de filtro, as placas filtrantes e a lã de vidro.

O papel de filtro é utilizado para filtrações correntes, enquanto que as placas filtrantes são usadas quando se pretende realizar uma filtração por sucção e uma filtração a quente.

A lã de vidro é utilizada quando o líquido a filtrar é oxidante da celulose.

As placas filtrantes apresentam vantagens em relação ao papel de filtro: permitem uma filtração mais rápida, filtram maiores volumes numa só operação, facilitam a filtração de misturas com tendência para a aglomeração e apresentam elevada estabilidade química.

A seleção do meio filtrante adequado a uma filtração depende das condições da experiência ou do processo analítico a usar. As três características mais importantes a considerar são: a eficiência na retenção das partículas, o caudal através do filtro e a capacidade de carga. Para além destas características, há ainda em conta a resistência mecânica, a resistência química, o grau de cinzas e o custo.

A filtração pode ser realizada por duas técnicas: filtração por gravidade e filtração por sucção ou a pressão reduzida.

Na filtração por gravidade o funil contendo o meio porososelecionado é colocado num plano superior ao do recipiente de recolha do filtrado. O nível de líquido no funil nunca deverá ir até ao topo.

A filtração por sucção ou a pressão reduzida é utilizada quando se pretende uma filtração rápida e existem grandes quantidades de sólido. Esta é conseguida com o auxílio de uma trompa de vazio ou usando uma bomba de vácuo.

OBJETIVO

O objetivo principal é aprender as técnicas existentes em um processo de filtração. 04

MATERIAIS E REAGENTES

Os materiais utilizados neste experimento foram suporte universal, argola para funil, funil comum, béquer de 300 mL, pisseta, Kitassato, Funil de Buchner (com rolha), trompa de vácuo, papel de filtro qualitativo e quantitativo.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Todo os alunos estavam utilizando EPI´s (Equipamento de proteção invividual)

Filtração Comum:

Colocou-se uma colher de sulfato de cobre em um béquer de 300 mL, depois se acrescentou 50 ml de água destilada mais o sulfato de bário, foi filtrado em um funil comum que continha em sua superfície papel qualitativo.

Filtração Analítica:

Na filtração analítica utilizamos a mistura de sulfato de cobre com água proveniente da filtração comum, essa mistura foi acrescentada de sulfato de bário e filtrada em um sistema formado por papel qualitativo que foi adaptado ao Funil de Buchner e armazenado no Kitassato.

Filtração a Vácuo:

Na filtração a vácuo utilizamos a mistura de sulfato de cobre com água proveniente da filtração analítica, foi acrescentado nessa mistura sulfato de bário. Foi feito um sistema de filtração a vácuo formado por papel qualitativo adaptado aoFunil de Buchner sobre o kitassato que estava ligado a trompa de vácuo.

05

RESULTADO E DISCURSÃO

O bico de Bunsen nos proporcionou observar algumas tonalidades da chama, uma azul com grande energia, ou seja, mais quente e uma amarelo – avermelhada menos aquecida com grande área. Com a experiência do aquecimento de água no copo de béquer verificou-se que o liquido entrou em ebulição a 95ºC e que o uso da tela de amianto se dá para a melhor distribuição de calor para o recipiente. No aquecimento em tubo de ensaio foi observado que a ebulição foi bem rápida, pois a quantidade de água era bem pequena. Na experiência de Calcinação verificou-se a transformação de sulfato de cobre em oxido de cobre, mais essa transformação leva alguns minutos.

06

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com