Fisica Experimental 1
Ensaios: Fisica Experimental 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kakotwitter • 20/5/2014 • 826 Palavras (4 Páginas) • 266 Visualizações
Centro Universitário Estácio de São Paulo
Física Experimental 1
Experimento 1 - Relatório
GRÁFICOS
Centro Universitário Estácio de São Paulo
Experimento 1 - Relatório
GRÁFICOS
Relatório apresentado a disciplina Física
Experimental com a Professora Ds. Ester
Rodrigues.
Alessandra Schiavon R.A: 2013.07.08630-6
André Salvador R.A: 2013.07.08805-8
Elaine Barbosa R.A: 2013.07.08670-5
Fábio Costa R.A: 2013.07.08579-2
Introdução
Os gráficos são muito importantes e ajudam na praticidade de ver dados experimentais e resultados obtidos. Auxiliam na visualização de um determinado fenômeno, uma tendência ou comportamento de dados, que a maioria das vezes ficam difíceis de serem observados apenas em tabelas. Como existem inúmeros tipos de gráficos, também existem diferentes tipos de papéis para representá-los, entre eles, o papel milimetrado, o papel mono-log e o papel di-log.
A partir disso, perceberemos na prática principalmente a ênfase em calcular módulos de escala e linearização. Para que isso aconteça é necessário ter conhecimentos básicos em matemática e física.
O objetivo deste trabalho é mostrar que os gráficos são representações de uma série de resultados obtidos, permitindo chegar a conclusões sobre a evolução do fenômeno estudado ou como se relacionam os valores dos dados.
Gráficos
Gráficos são uma das principais maneiras de se apresentar e analisar dados em ciência e tecnologia. Devem ser claros e conter um título, eixos, escalas, unidades e barras de erro. Existe uma grande diversidade nas formas de representação gráfica e a crescente utilização de softwares específicos que favorece a execução dos mesmos. A escolha da forma a ser utilizada está diretamente relacionada com o tipo de dado e o objetivo do gráfico.
A apresentação gráfica é um complemento importante da apresentação tabular.
A principal vantagem de um gráfico sobre a tabela prende-se ao fato de que ele permite
conseguir uma visualização imediata dos valores observados.
Propiciam os gráficos uma idéia preliminar mais satisfatória da concentração e dispersão dos valores, uma vez que através deles os dados estatísticos se apresentam em termos de grandezas visualmente interpretáveis. Por outro lado, os fatos essenciais e as relações que poderiam ser difíceis de reconhecer em massas de dados estatísticos podem ser observados mais claramente através dos gráficos.
Classificação dos Gráficos Segundo a Forma
Há três tipos de gráficos, classificados quanto ao critério da forma:
a) Diagramas - Os diagramas são gráficos geométricos dispostos em duas dimensões. Os
diagramas são os gráficos mais usados na representação de séries estatísticas e se
apresentam através de uma grande variedade de tipos.
b) Cartogramas - Os cartogramas são ilustrações relativas a cartas geográficas, largamente
difundidas em Geografia, História e Demografia.
c) Estereogramas - Os estereogramas representam volumes e são apresentados em três dimensões. Muitas vezes são confeccionados em cartolinas ou madeira quando não desenhados em perspectiva.
Classificação dos Gráficos Segundo o Objetivo (Uso)
É possível distinguir, de certo modo arbitrariamente, dois objetivos que justificariam o emprego de gráficos. Os gráficos são usados para apresentar visualmentedados numéricos, proporcionando maior facilidade e rapidez de compreensão dos mesmos, ou, então, para apresentar conclusões ou resultados de uma análise. Há portanto, dois tipos de gráficos, conforme o objetivo ou uso a que se destinam: gráficos de informações e gráficos de análise.
Material e Métodos
Esse estudo foi realizado pelos componentes Alessandra, André, Elaine e Fábio,
...