Fotoprotetores
Projeto de pesquisa: Fotoprotetores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tdominguez06 • 29/6/2014 • Projeto de pesquisa • 720 Palavras (3 Páginas) • 442 Visualizações
INTRODUÇÃO
Naturalmente a pele humana possui três mecanismos de autodefesa: produção de melanina pelos melanócitos, espessamento da camada córnea e produção de ácido urocânico, Como a exposição solar tem aumentado, esses mecanismos fisiológicos se tornaram insuficientes para a proteção biológica, necessitando assim de outros tipos de proteção contra radiação UV como roupas, óculos com filtros UV e fotoprotetores.
Com o grande aumento de casos de câncer de pele, se faz de grande importância a utilização de fotoprotetores, por toda população e em todas épocas do ano. A exposição prolongada aos raios UV, sem a devida proteção traz consequências como a fotosensibilidade, fotoenvelhecimento, eritema calórico e fotocarcinogênese.
Filtros solares são substâncias capazes de absorver, refletir ou refratar a radiação ultravioleta e assim proteger a pele da exposição à luz solar. Os fotoprotetores solares apresentam combinações destes, a fim de se obter o grau desejado de proteção.O FPS é descrito como um índice representado por um número inteiro, e indica o tempo em minutos, que a pessoa pode ficar exposta ao sol, sem provocar eritema.
BENEFÍCIOS
Associam-se à radiação UVA os efeitos do envelhecimento precoce da pele, e a radiação UVB danos ao DNA, geração de inflamação e carcinogênese. A radiação UVB interage diretamente com o DNA, produzindo mutações nos dímeros de pirimidina que estão associadas ao câncer de pele não-melanoma, podendo também exercer papel relevante em algumas fotodermatoses, como na erupção polimorfa à luz solar e na urticária solar.
Os protetores solares contem filtros que são moléculas ou complexos moleculares que podem absorver, refletir ou dispersar a radiação UV. Diversos estudos evidenciam que o uso adequado e regular de fotoprotetores reduz o número de casos de queratose actínica, carcinoma de células escamosas e evita o envelhecimento precoce da pele.
MALEFÍCIOS
Mesmo apresentando diversos benefícios existem ainda controvérsias sobre a eficácia e a segurança em relação ao uso dos fotoprotetores.
- Alergias
Existem raros casos de reações alérgicas aos filtros solares, dermatite de contato e de fotocontato. As fotoalergias por contato, geralmente, são relacionadas a presença de benzofenona-3(oxibenzona).
- Absorção sistêmica
Filtros UV, como as benzofenonas e o 4-metoxicinamato de 2-etilhexila, podem ser vistos no plasma e na urina de indivíduos que fizeram uso tópico dos mesmos. Entretanto, a maioria dos estudos relacionados a este fato foi conduzida com formulações fotoprotetoras possuindo concentração elevada destes, diferente da concentração encontrada em produtos comercializados.
- Síntese de Vitamina D
Para a síntese de vitamina D se faz necessária a radiação ultravioleta. Essa síntese é realizada na presença de radiação UVB, sendo que os fotoprotetores de um modo geral apresentam efetiva proteção UVB. Ainda se faz necessário mais estudos relacionados a essa questão, a fim de confirmar o quanto o uso de fotoprotetores prejudica
...