Fragmentação
Tese: Fragmentação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raisantos1 • 30/11/2014 • Tese • 909 Palavras (4 Páginas) • 224 Visualizações
FRAGMENTAÇÃO
Fragmentação
A fragmentação ou cominuição é a operação, ou o conjunto de operações, que se caracteriza pela redução das dimensões físicas de um dado conjunto de blocos ou partículas, através do rompimentos de ligações estruturais. Na usina de tratamento, a cominuição é realizada em etapas que podem ser divididas, de forma geral, em Britagem e Moagem.
Objetivos da Fragmentação:
- Obtenção de uma parte ou de todo o minério dentro das especificações granulométricas para seu uso posterior.
- Obtenção do grau de liberação necessário para se efetuar uma operação de concentração.
- Aumentar a área superficial específica dos minerais de um minério expondo-os mais facilmente à ação dos reagentes químicos
Mecanismos de fragmentação
- Impacto: é o mais eficiente em termos de utilização da energia. Ocorre quando as forças de fragmentação são aplicadas de forma rápida e em intensidade muito superior à resistência das partículas.
Mecanismos de fragmentação
- Compressão: ocorre quando forças de compressão são aplicadas de maneira lenta e progressiva, permitindo-se que, com o aparecimento da fratura, o esforço seja aliviado. Em geral, as forças de compressão aplicadas são poucos superiores à resistência dos blocos rochosos ou partículas.
Mecanismos de fragmentação
- Cisalhamento: leva a um consumo alto de energia e a uma produção alta de superfinos. As forças aplicadas são insuficientes para provocar fraturas ao longo de toda a partícula. Prevalece uma concentração de esforços nas áreas periféricas que leva ao aparecimento de pequenas fraturas.
Mecanismos de fragmentação
Britagem e Moagem
Britagem
A britagem é o primeiro estágio no processo de cominuição e atua na faixa dos maiores tamanhos (do metro ao centímetro). Pode ser dividida, de forma geral, em primária e secundária. Os equipamentos que realizam esta operação devem ter, pela natureza do trabalho desenvolvido, grande robustez. Diversos são os materiais empregados, como: aço manganês, ferros fundidos e aços especiais.
Britagem Primária
A britagem primária é geralmente a primeira operação realizada no processamento dos minérios. É alimentada com o material proveniente da mina e, dessa forma, é prática comum, tanto em minas a céu aberto quanto em subterrâneas, localizar o britador primário próximo ou mesmo dentro da cava, em unidades fixas, móveis ou semimóveis.
Principais equipamentos:
- Britadores de mandíbulas
- Britadores giratórios
- Britadores de impacto
- Britadores de rolo dentado
Britador de Mandíbulas: 1/5
- existência de duas superfícies: fixa e móvel.
Britador giratório: 1/8
- Constituído de uma superfície externa em forma de tronco (85 a 150 rpm) de tal maneira que, considerando-se um ponto fixo na superfície externa, verifica-se a aproximação e o afastamento dessa superfície em relação à fixa. (vídeo)
Britador de Impacto: 1/10
- Rotor que gira a grande velocidade (500 a 3000 rpm), preso a peças (martelos) que se chocam com o material alimentado, arremessando-o contra placas fixas.
- Limitação: materiais abrasivos, devido ao desgaste dos martelos (sílica + óxidos metálicos <15%)
Britadores de rolo dentado: 1/2 a 1/4
- A fragmentação é realizada por um rolo dentado que gira de encontro a uma placa fixa ou de encontro a outro rolo dentado, comprimindo as partículas.
Britagem Secundária
A britagem secundária é normalmente realizado a seco, com granulometria de alimentação <15cm e usa equipamentos mais leves que aqueles utilizados na britagem primária.
Principais britadores utilizados:
- Britadores de mandíbulas
- Britadores de cone (cônicos)
- Britadores de impacto
- Britadores de rolos lisos
Britadores de mandíbulas:
- Mesmo princípio de funcionamento, mas apresentam uma relação largura das placas de fragmentação/ abertura da boca, muito maior devido a granulometria ser mais fina.
Britadores de cone (cônicos): 3/1 e 7/1
- O funcionamento é o mesmo dos britadores
...