Fundamentos De Economia
Trabalho Universitário: Fundamentos De Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tadeuz • 11/4/2014 • 537 Palavras (3 Páginas) • 255 Visualizações
Questão 1
R: Os Mercantilistas acreditavam que para um país ser rico ele deveria exportar o máximo que pudesse e impor barreiras para importações, pois nesta época as transações entre países eram feitas com pagamento em ouro e para os mercantilistas um pais só seria rico se tivesse mais ouro em seu poder do que os outros países.
Os fisiocratas acreditavam que o único meio de gerar riqueza em um pais era através da agricultura, segundo esta escola de pensamento as outras atividades não agregavam valor, apenas transformavam uma mercadoria (matéria-prima) em outra (bens finais) enquanto que a agricultura gerava novos produtos sem necessitar de matéria prima.
Questão 2
R: Adam Smith - Que defendia a desregularão. O estado deveria ser restrito a três funções principais, quais sejam:
1 - Defesa da Nação.
2 - Garantir Justiça e Segurança.
3 - Desenvolver certas obras sociais necessárias que a iniciativa privada não pudesse desenvolver.
Principais Ideias: Trabalho humano como principal causa da riqueza das nações, livre iniciativa do mercado (laissez-faire), especialização do trabalho como instrumento de aumento da produtividade, Teoria do bem estar econômico, segundo a qual o mercado operando livremente sem a intervenção do estado, se ajustaria automaticamente como que conduzido por uma "Mão Invisível", na obtenção do máximo bem estar econômico.
Questão 3
R: Vantagens Comparativas: constitui a base essencial da teoria do comércio internacional. Demonstrou que duas nações podem beneficiar-se do comércio livre, mesmo que uma nação seja menos eficiente na produção de todos os tipos de bens do que o seu parceiro comercial. Pois, defendia que nem a quantidade de dinheiro em um país nem o valor monetário desse dinheiro era o maior determinante para a riqueza de uma nação. Segundo o autor, uma nação é rica em razão da abundância de mercadorias que contribuam para a comodidade e o bem-estar de seus habitantes. Ao apresentar esta teoria, usou o comércio entre Portugal e Inglaterra como exemplo demonstrativo. David Ricardo (1772 – 1823).
Questão 4
R: Say (1768-1832), com a Lei de Say em que a oferta cria sua própria demanda, pois a dinâmica econômica se dá sob a ordem da produção: tudo que for produzido gerará uma demanda suficiente para absorver estes produtos. A aceleração da produção irá dinamizar o processo de troca. Ao gerar mais produtos emprega mais pessoas, aumentando o nível e renda da população e com isto o consumo aumenta (ciclo virtuoso do processo de geração de renda e de emprego).
Keynes (1883-1946) diz que o papel do Estado é fundamental para a regulação da lógica de mercado, pois cabe a ele o controle da lógica de mercado e tem um papel ativo na economia, tanto como produtor quanto como consumidor ou demandante. Ele propõe o Estado Interventor, na obra Teoria Geral do Emprego do Juro e da Moeda, de 1936, que abalou o processo de defesa do liberalismo econômico e rompeu com os preceitos de equilíbrio e auto regulação do mercado,
...