GERAÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL ATRAVÉS DO TRATAMENTO DE ESGOTO
Dissertações: GERAÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL ATRAVÉS DO TRATAMENTO DE ESGOTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: judsontadeu • 19/11/2014 • 1.207 Palavras (5 Páginas) • 479 Visualizações
TRABALHO INTERDISCIPLINAR DIRIGIDO II
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
GERAÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL ATRAVÉS DO TRATAMENTO DE ESGOTO
CURSO: Engenharia Civil
Aline Lobato, Álvaro Vinícius, André Luiz, Andreia Mansur, Camila Roberta, Judson Tadeu, Roberta Froes, Thômas Cipriano, Marcelo Wilker
Professora TIDIR: Andréa Carla Madeira Teixeira
_____________________________________________________
1. TEMA: FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA E PROTEÇÃO ELÉTRICA
2.SUBTEMA: GERAÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL ATRAVÉS DO TRATAMENTO DE ESGOTO
3. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA
Diante da dependência de recursos energéticos surge a necessidade de obtermos novos meios de fontes de energia, reduzindo o potencial de poluição do meio ambiente e suprindo os gastos econômicos.
4. OBJETIVO
Compreender o processo de geração de energia renovável através do tratamento de esgoto, associado a uma visão ambiental.
5. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
5.1 Histórico
Atribui-se o nome “biogás” à mistura gasosa, combustível, resultante da
fermentação anaeróbia da matéria orgânica. O biogás pode ser proveniente de resíduos sólidos ou líquidos, de origem rural, urbana ou indústria.
No século XIX, Ulysse Gayon, realizou a fermentação anaeróbia de uma mistura de esterco e água, a 35°C, conseguindo obter 100L de metano (CH4) por metro cúbico de mistura. Em 1884, Pasteur, considerou que esta fermentação poderia constituir-se numa fonte de aquecimento e iluminação4.
O biogás não conseguiu substituir os combustíveis tradicionais e sua exploração foi bastante reduzida. Somente nos anos 1940, devido a carências energéticas significativas provocadas pela II Guerra Mundial, o biogás voltou a ser utilizado nas cozinhas, para o aquecimento de casas e para a alimentação de motores de combustão interna4.
5.2 A Biomassa como fonte de energia
Dentre as fontes renováveis existentes, a biomassa destaca-se pelo uso crescente como vetor energético moderno associado a tecnologias de conversão sofisticadas e aplicação comercial. Constitui-se em matéria orgânica de origem animal ou vegetal com potencial para produção de energia que poderá ser transformada em combustível, calor ou eletricidade7.
5.3 Composição do Biogás
A composição do biogás é cerca de 60% de metano, 35% de dióxido de carbono e 5% de uma mistura de hidrogênio, nitrogênio, amônia, ácido sulfídrico, monóxido de carbono, aminas voláteis e oxigênio. Dependendo da eficiência do processo, influenciado por fatores como pressão e temperatura durante a fermentação, o biogás pode conter entre 40% e 80% de metano¹.
Existem alguns fatores que influenciam a formação do biogás como: composição do resíduo, umidade, tamanho das partículas, idade do resíduo, pH, temperatura, entre outros6.
5.4 Benefícios da produção da energia elétrica a partir do biogás
O uso da energia de biogás apresenta-se como a melhor opção no tocante à gestão de resíduos no país, embora não solucione todos os problemas existentes. Em se tratando do setor de saneamento, existem alguns benefícios relacionados à produção de energia elétrica a partir de biogás, tais como: descentralização de geração de energia, proximidade com o mercado consumidor, destinação nobre à biomassa potencialmente energética tratada como resíduo, redução do custo com energia elétrica, redução das emissões de metano à atmosfera mitigando o efeito estufa, possibilidade de obtenção de créditos de carbono4.
5.5 Aspectos econômicos e ambientais
A produção de energia a partir da utilização de um subproduto do processo é o fator econômico mais relevante por agregar valor ao que se consideraria resíduo, cuja destinação final seria o descarte no ambiente. Sendo assim, o reaproveitamento do esgoto doméstico pelo processo de digestão anaeróbia para produção de biogás poderá colaborar com a eficiência energética do país reduzindo a demanda pelos combustíveis fósseis. A busca por incentivos ao uso de fontes alternativas de energia poderá equilibrar e até compensar os custos envolvidos com a implementação de projetos que visem à eficiência energética5.
A partir de uma análise entende-se que não há restrições ambientais quanto à conversão do biogás em energia elétrica, apenas benefícios na utilização de uma fonte limpa e renovável, com a mitigação da emissão de gases efeito estufa responsáveis pelo aquecimento5.
6. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
Os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitários brasileiros consomem, de acordo com os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), cerca de 3% do consumo total de energia do país.
Incentivos ao aproveitamento e/ou à geração de energia nas próprias ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) significam menor potencial de emissão de gases de efeito estufa devido à matriz energética nacional e conferem, além do benefício econômico, sustentabilidade ambiental às empresas de saneamento.
6.1 ETE ARRUDAS
A ETE arrudas é a maior existente na região metropolitana de BH. Seu processo
...