Germinação Do Feijão
Monografias: Germinação Do Feijão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: idaro • 8/9/2014 • 2.926 Palavras (12 Páginas) • 264 Visualizações
Devemos incentivar nossos alunos para a realização de trabalhos práticos. Normalmente o professor faz isso e não esquece de recomendar a confecção de um RELATÓRIO DO TRABALHO. Tal Relatório é o assunto desse item das Leituras Recomendadas.
Via de regra, os Relatórios tradicionais, baseados no rigor científico, fogem à maturidade do aluno de 5a à 8a série. A proposta aqui apresentada é a de simplificação, sem perder os objetivos.
Preparamos alguns modelos desses relatórios (de experimentos reais), como se fossem escritos pelos alunos. Em cada um deles o professor poderá notar a seqüência e a consistência da proposta. Cada um deles serve, também, como sugestão para trabalhos práticos.
Projetos
Projeto 1
Projeto 2
Projeto 3
Projeto 4
Projeto 5
Projeto 6
Projeto 7 Germinação do feijão
Descongelamento de substâncias
Bolas no plano inclinado
Magnetismo
Flutuabilidade e densidade
Fototropismo das plantas
Os reflexos com as idades
Relatório 1
TÍTULO DO PROJETO: GERMINAÇÃO DO FEIJÃO
TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO DO ALUNO : .....................................................................................
ESCOLA: ............................................................................ SÉRIE: 6a
PROFESSOR: ....................................................................
I. PROPÓSITO DO PROJETO E HIPÓTESE
Eu gostaria de apresentar aos colegas de escola uma pesquisa científica envolvendo o brotamento de feijões. O propósito do projeto será verificar "quem brota primeiro": feijão umedecido com água de torneira, com chá ou com água salgada.
Minha hipótese é que os grãos de feijão umedecidos com água de torneira irão brotar mais rapidamente do que aqueles umedecidos com chá ou com água salgada.
II. METODOLOGIA
Primeiro eu apresentei meu propósito e destaquei minha hipótese.
Para iniciar meus experimentos, separei três feijões bem formados; coloquei um deles envolvido com algodão embebido em chá, outro em algodão embebido em água de torneira e o último em algodão embebido em água salgada.
Diariamente eu examinei os feijões e mantive, cada um deles, com seu algodão devidamente embebido (chá, água e água salgada). Com isso, pude observar qual feijão brotou em primeiro, em segundo e em terceiro lugar.
Repeti o experimento mais duas vezes, começando desde o princípio, pela escolha de três feijões bem formados.
Feito isso, analisei meus dados e preparei esse Resumo, sua Conclusão e Aplicação.
III. ANÁLISE DOS DADOS
O feijão na água de torneira brotou em segundo lugar no primeiro ensaio, em primeiro lugar no segundo ensaio e em terceiro lugar no terceiro ensaio (2o , 1o e 3o).
O feijão na água salgada brotou em terceiro lugar no primeiro ensaio e em segundo lugar nos dois ensaios seguintes (3o , 2o e 2o).
O feijão no chá brotou em primeiro lugar no primeiro e terceiro ensaios e em terceiro lugar no segundo ensaio (1o , 3o e 1o)
IV. RESUMO E CONCLUSÃO
Como o feijão embebido em algodão com chá ganhou a parada, tendo brotado em primeiro lugar em dois dos três ensaios, eu rejeito minha hipótese na qual havia declarado que o feijão embebido em água de torneira brotaria em primeiro lugar. Feijão regado a chá brota mais rapidamente que o regado com água de torneira ou com água salgada.
V. APLICAÇÃO
Considerando que agora eu tenho essa nova informação, poderei orientar melhor quem precisar dela. Os japoneses, por exemplo, que cultivam muito o broto de feijão poderão se utilizar dessa informação.
Voltar aos projetos
Relatório 2
Título do projeto: DESCONGELAMENTO DE SUBSTÂNCIAS DIFERENTES
TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO DO ALUNO : ................................................................................
ESCOLA: ................................................................ SÉRIE: 6a
PROFESSOR: ..........................................................................
I. PROPÓSITO DO PROJETO E HIPÓTESE
Eu gostaria de descobrir se o descongelamento de substâncias diferentes ocorre em tempos iguais ou não.
Minha hipótese é que o gelo derreterá mais rapidamente que o vinagre, xampú, suco e óleo de milho, após congelados.
II. METODOLOGIA
Eu apresentei meu propósito, indiquei minha hipótese e dei uma revisada nesse texto que levei ao professor.
Para desenvolver o projeto separei: uma forma plástica para fazer cubos de gelo, água, vinagre, xampú, suco de laranja e óleo de milho. No próximo passo, derramei cuidadosamente os líquidos nos casulos da forma plástica, enchendo 3 casulos com água, 3 com vinagre etc. Coloquei os líquidos para congelarem e deixei por 24 horas. Depois de 24 horas, tirei a forma do congelador, coloquei sobre uma mesa e passei a observar e registrar os tempos para descongelarem totalmente. Os resultados foram colocados numa tabela pré preparada assim:
Substância
cubo 1
cubo 2
cubo
...