Gestao Ambiental-Matriz Energetica
Ensaios: Gestao Ambiental-Matriz Energetica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claudiomoreno • 27/3/2015 • 918 Palavras (4 Páginas) • 260 Visualizações
ntrodução
O Brasil detém uma das melhores matrizes elétricas do mundo em termos ambientais, pois cerca de 90% é de fontes hidroelétricas. No entanto, com as restrições crescentes na construção de usinas hidroelétricas, a participação das fontes não renováveis, ou seja usinas termoelétricas terá que aumentar para dar mais segurança no atendimento da demanda de eletricidade. A questão central e estratégica é examinar quais os tipos de termoelétricas de que o Brasil dispõe.
Composição da matriz energética brasileira
Energia Nuclear
É chamada de energia nuclear ou termonuclear aquela baseada na divisão de átomos de um determinado elemento químico. Ao serem divididos, os átomos liberam uma determinada energia. Para a produção de energia elétrica destinada ao consumo, ficou convencionado que os melhores átomos a serem divididos seriam os dos elementos urânio e o plutônio, com maior preferência para o primeiro. A liberação de energia dos átomos desses elementos é de uma grandeza maior, podendo assim, ter um melhor aproveitamento.
Vantagens da energia nuclear:
Não libera gases estufa;
Exigência de pequena área para construção da usina;
Grande disponibilidade do combustível;
Pequeno risco no transporte do combustível;
Pequena quantidade de resíduos;
Independência de fatores climáticos (ventos; chuvas)
Desvantagens da energia nuclear:
O lixo nuclear radioativo deve ser armazenado em locais seguros e isolados;
Mais cara, quando comparada a outras formas;
Risco de acidentes nucleares;
Problemas ambientais, devido ao aquecimento de ecossistemas aquáticos pela água de resfriamento dos reatores.
Hidrelétrica
Imagem: Reprodução
Nas usinas hidrelétricas, a água do lago ( ou reservatório ) formado pelo fechamento da barragem é transportada por canais, túneis e/ou condutos metálicos até a casa de força, onde passa por uma turbina hidráulica acoplada a um gerador, no qual a potência mecânica é transformada em potência elétrica. Depois de passar pela turbina, a água retorna ao leito natural do rio. A energia é conduzida por cabos ou barras condutoras dos terminais do gerador até o transformador elevador, no qual sua tensão é elevada para permitir a condução, pelas linhas de transmissão, até os centros consumidores, onde, por meio de transformadores abaixadores, o nível de tensão é levado aos níveis indicadores para utilização.
Vantagens:
- Baixo custo do megawatt;
- Forma de energia limpa, sem poluentes;
- Geração de empregos;
- Desenvolvimento Econômico;
- Regulação do curso do rio;
- Controle de enchentes e secas na região.
Desvantagens
- Desapropriação de terras produtivas pela inundação;
- Impactos ambientais ( fauna e flora ), perda da vegetação e da fauna terrestres;
- Impactos sociais ( relocação e desapropriação de moradores );
- Interferência na migração dos peixes;
- Alterações na fauna do rio;
- Perdas de heranças históricas e culturais; alterações em atividades econômicas tradicionais da terra.
Termoelétrica
A usina termoelétrica produz energia elétrica a partir do calor gerado pela queima de combustíveis fósseis ou por outras fontes de calor, como as usinas nucleares. O funcionamento em ambos os casos é semelhante. Pode ser a principal fonte de energia em países que não têm hidrelétricas ou outras fontes alternativas, como a eólica.
O combustível é
...