Ginastica De Academia
Artigos Científicos: Ginastica De Academia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jean5 • 24/8/2014 • 400 Palavras (2 Páginas) • 3.203 Visualizações
1) Quais os objetivos dos métodos Francês, Sueco, Alemão e Calistênico de ginástica?
Método Francês: É possível observar que o método francês era voltado para a manutenção das funções diárias do indivíduo, ou seja, aumentan¬do a resistência por meio de exercícios, para que o dia de trabalho e as atividades rotineiras fossem menos exaustivos.
Método Sueco: Seu objetivo era desenvolver o corpo humano por meio de exercícios racionais, sempre partindo dos mais simples para os mais complexos (MALTA, 1998).
Percebemos que o método sueco desenvolvia, além do físi¬co, aptidões racionais e pedagógicas, mas ao mesmo tempo rígi¬das com a influência militar nos exercícios, como, por exemplo, as marchas e os exercícios formais.
Método Alemão: O método alemão tem destaque devido à introdução de aparelhos aos exercícios, dife¬rente dos outros métodos, que só utilizavam o corpo.
Método Calistênico: Este método era formado por um conjunto de exercícios com movimentos rápidos, ritmados e com paradas bruscas, que se exe¬cutavam ao som da música. Eram praticados com aparelhos leves ou à mão livre, visando grandes massas musculares com o objeti¬vo de manter boa atitude, permitindo perfeito funcionamento das grandes funções e órgãos.
2) Na Grécia Antiga, conforme a conceituação histórica da ginástica, esta adquiriu sta¬tus de Educação Física, porém havia diferenças entre Atenas e Esparta quanto à for¬ma e aos objetivos da ginástica. Identifique e explique essas diferenças.
Em Esparta este conceito servia unicamente ao propósito militar, treinando as crianças desde os sete anos de idade para o combate.
Em Atenas, todavia, só a partir dos quatorze anos os rapazes praticavam a educação física: exercitavam-se nas palestras (locais fechados, no sentido original) e, sob os conselhos dos sábios, pra¬ticavam os exercícios.
Nas duas situações mostra um interesse e pensamento contrastante, um desde de pequenos o único interesse era de participa do trabalho militar desfazendo o pensamento da saúde, no outro era uma situação mais conservadora de atividade física onde se seguia uma obediência dos mais sábios.
3) Conclusão:
Nessa atividade fica a conclusão de que essas atividades servirão como base no formato histórico e complementar para um aprendizado com densidade para um profissional completo no entendimento da área em Ginástica em academia.
Referências Bibliográficas:
GOMIDE, E. B. G.; ROLO, J. G. Ginástica de Academia. Batatais: Claretiano, 2014. Unidade 1.
...