Greenpace
Por: Alexina Lapina Fontes • 21/5/2016 • Trabalho acadêmico • 400 Palavras (2 Páginas) • 167 Visualizações
O que é o Greenpeace?
Greenpeace é uma organização global que trata do quesito de promover a paz e inspirar mudanças relacionadas ao um futuro mais verde e limpo, lutando contra os atuais problemas ambientais, sendo assim, um futuro saudável.
Suas campanhas trabalham mudanças climáticas, proteção às florestas, oceanos, agricultura sustentável, poluição e energia nuclear. Tornou-se uma organização muito conhecida, estando presente em 43 países, com quase 4 milhões de colaboradores e cerca de 18 mil voluntários.
Historia do Greenpeace
A organização teve inicio em 1971, quando um grupo de ecologistas, jornalistas e hippies zarparam em um barco de Vancouver em direção ao Ártico. Na época, os Estados Unidos faria testes nucleares na ilha Amchitka, localizada no Alasca, o grupo queria então, impedir esse ato. Lutaram com muita obstinação e coragem, o que mais pra frente despertou a atenção do mundo todo. Arrecadaram fundos com venda de broches escritos “Green” e “Peace”, o que significa “Verde” e “Paz”, nascendo assim seu nome, Greenpeace.
Não conseguiram impedir o Estados Unidos de detonarem a bomba. Porem, o grupo causou forte comoção popular, resultando em uma pressão dos mesmo e então, suspendendo os testes nucleares na ilha. Assim, alimentando a ideia que poderiam lutar por um planeta mais verde e de mais paz, fazendo com que nascesse a organização.
Greenpeace no Brasil
O Greenpeace teve sua chegada no Brasil quando o país sediou uma grande conferencia ambiental, a Eco-92. Chegaram de navio e fixaram 80 cruzes no pátio da usina nuclear de Angra, refletindo o número de mortos no acidente de Chernobly, ou seja, a organização lutava dessa vez contra essa usina nuclear.
Após esse fato foi estalado sua primeira base no Brasil e junto a proibição de exportação de lixos tóxicos, tornando-se suas primeiras vitórias em nosso pais. Mas não pararam ai, lutaram contra os gazes que prejudicam a camada de ozônio (CFC) e de também contra os transgênicos, resultando então em tomadas de medidas pelo governo o qual cria uma lei aos os produtos transgênicos, tendo que possuir uma rotulagem de produtos geneticamente modificados.
As principais frentes de trabalho são a proteção à Amazônia e a campanha de Clima e Energia. Hoje em dia, A sede brasileira da organização encontra-se em São Paulo, com escritório também em Manaus e em Brasília. Possuem atualmente 35 mil colaboradores e cerca de 300 voluntários espalhados por oito capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio, Salvador e São Paulo.
...