Imigração Subvencionada
Por: Ingrid Monteiro • 5/6/2016 • Resenha • 288 Palavras (2 Páginas) • 6.324 Visualizações
Imigração subvencionada.
A imigração subvencionada é caracterizada pelo financiamento do estado na vinda de imigrantes, a fim de garantir a produção cafeeira, já que a mão de obra escrava vinha se tornando escassa.
Os imigrantes que passavam por dificuldades em seus países, em grande maioria os italianos, eram atraídos pela propaganda no mais das vezes enganosa, de que haveria possibilidade de tornarem-se proprietários de terras no Brasil, mas acabavam por ir trabalhar nas fazendas de produção do café em condições precárias e salários baixos. Os imigrantes desembarcavam em santos e os subsidiados eram levados para a hospedaria dos imigrantes, desconhecendo as condições de trabalho, eles assinavam contratos com os fazendeiros, só podendo deixar o local com autorização prévia.
Fatores do crescimento da imigração entre os anos 1880 a 1897.
São vários os fatores que marcam esse período e contribuem para o crescimento da imigração.
O fator de atração de imigrantes nesse período foi a própria politica de subsídios combinada com a expansão econômica garantida pela cafeicultura, considerando também a função da questão agraria e a crise que devastava a Itália nesse período, funcionando como um grande fator de expulsão.
Outro fator importante foi expansão da cultura do café e a vinda dos imigrantes subsidiados que solucionaram o problema da mão de obra.
Temos também a incorporação de novas áreas ao cultivo, quando a partir de 1870, a expansão da rede ferroviária possibilitou o acesso ao interior de São Paulo, e uma grande quantidade de terras foi aberta a colonização.
Por ultimo, tão importante quanto os outros, a questão de que a oferta de café com exceção da brasileira enfrentava dificuldades, provocando a redução de oferta mundial do produto o que consequentemente, trouxe uma pressão alta nos preços internacionais, incentivando assim, o aumento da produção brasileira.
...