Instrumentais tecnicos
Por: soraya.araujo • 8/12/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.047 Palavras (9 Páginas) • 211 Visualizações
A INSTRUMENTALIDADE DO ASSISTENTE SOCIAL NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS – IFAM- CAMPUS: CENTRO
Projeto de Pesquisa Jornada Acadêmica
TEMA: A instrumentalidade do Assistente Social na área Educacional.
DELIMITAÇÃO DO TEMA: A instrumentalidade do Assistente Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM- Campus: Centro.
OBJETIVO GERAL:
Desvelar a instrumentalidade técnica do profissional de Serviço Social no IFAM e a relação desta no desenvolvimento das atividades exercidas pela instituição.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conhecer os instrumentais técnicos utilizados pelo Assistente Social no IFAM.
- Compreender o papel desenvolvido pelo Assistente Social no IFAM.
- Descrever os projetos desenvolvidos pelo Serviço Social no IFAM.
PROBLEMÁTICA
A instrumentalidade é a condição de reconhecimento social da profissão, pois ela possibilita que os profissionais objetivem sua intencionalidade em respostas profissionais. A presença do profissional Assistente Social na politica de educação com competência técnica no enfrentamento das expressões da questão social, tem por objetivo a garantia dos direitos sociais. Diante desta afirmativa, como é executada a instrumentalidade no exercício das atividades do Assistente Social desenvolvidas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas –IFAM- campus: Centro?
JUSTIFICATIVA
O presente projeto tem por finalidade desvelar a instrumentalidade no exercício profissional do Assistente Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Campus: Centro.
A instrumentalidade do Serviço Social é entendida como uma propriedade que o assistente social adquire à medida que concretiza seus objetivos, pautado pelas dimensões Teórico-metodológicas, Ético-políticas e Técnico-operativas do trabalho profissional. O assistente social insere-se na educação com programas e projetos voltados diretamente à defesa de direitos, ampliação e consolidação da cidadania, diante do processo histórico que se configuram no interior das relações sociais desta instituição de ensino. Estas demandas sociais requerem que o assistente social utilize sua instrumentalidade através de uma intervenção crítica, criativa, propositiva, sensível diante das manifestações da questão social vivenciadas no IFAM.
Portanto, a instrumentalidade é tanto condição necessária de todo trabalho social, quanto categoria construtiva, educadores e assistentes sociais compartilham desafios semelhantes. Assim, faz-se necessário que a pesquisa acerca desta temática, no sentido de propiciar conhecimentos para os assistentes sociais, afim de que esses profissionais possuam embasamento teórico e técnico em sua intervenção. Para os acadêmicos torna-se ímpar este processo de construção e conhecimento cientifico o qual proporcionará uma formação universitária crítica.
Metodologia
A pesquisa de campo utiliza técnicas especificas que têm o objetivo de recolher e registrar de maneira ordenada, os dados sobre o assunto em estudo. As técnicas específicas da pesquisa de campo são aquelas que integram o rol da documentação direta: a observação direta e a entrevista. Andrade (1999, p.128).
O locus da pesquisa foi no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM – Campos, localizado na rua sete de setembro no bairro Centro – Manaus/AM, com intuito de adquirir conhecimentos sobre os instrumentais técnicos e o papel desenvolvido pelo Assistente Social através da técnica de coleta de dados, com base em uma entrevista estruturada com o profissional de Serviço Social do IFAM. Segundo Lakatos (2003, p.196) “É aquela em que o entrevistador segue um roteiro previamente estabelecido; as perguntas feitas aos indivíduos são predeterminadas. Ela realiza de acordo com um formulário elaborado e é efetuada de preferência com pessoas selecionadas de acordo com um plano”
Utilizando uma forma de abordagem materialismo histórico dialético. De acordo com Marx (1976, p.222). “Trata-se de um referencial teórico na busca de explicações para os problemas dos fenômenos do plano da realidade”.
A natureza da pesquisa é qualitativa, onde o pesquisador irá elaborar a interpretação dos fenômenos e atribuições de significados básicos no processo de pesquisa qualitativa. Segundo Minayo (1994, p.21)” responde a questões muito particulares. Ela se preocupa, nas ciências sociais, com um nível de realidade que não pode ser quantificado.
REFERENCIAL TEÓRICO
A instrumentalidade do Serviço Social, refere-se a capacidade que a profissão construiu em seu desenvolvimento histórico, dando respostas as demandas impostas e objetivando sua posição política frente aos projetos sociais distintos. É essa capacidade, que dá visibilidade à profissão imprimindo assim, seu valor na sociedade. (GUERRA, 2000, p.6)
Portanto, instrumentalidade remete a capacidade de tudo que o profissional de Serviço Social adquire em toda a sua trajetória sócio-histórica. Assim, durante a ação do dia a dia, ele utiliza da instrumentalidade para intervir na realidade do usuário, efetivando assim seu projeto profissional.
Para a consecução de seu trabalho, os assistentes sociais acionam um instrumental técnico-operativo, que contribui para a viabilização da inserção da profissão em diversas formas de enfrentamento das manifestações da questão social. Dessa forma, os instrumentos e técnicas, ao mediarem e potencializarem a intervenção profissional participa da realização dos efeitos concretos produzidos pelo trabalho nas relações sociais. Nessa perspectiva, é possível avançar para além de uma compreensão sobre o instrumental que o limita ao seu caráter técnico, relacionando-o às demandas concretas postas à profissão, bem como às suas dimensões teórico-metodológicas e ético-políticas.
Martinelli (1994, p. 48) ‘‘instrumental é o conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação profissional. Nessa concepção, é possível atribuir-se ao instrumento a natureza de estratégia [...]’’.
Os instrumentais que são dados servem não só para o cumprimento da demanda apresentada, mas como ponto estratégico para desvendar os fatos que levam o profissional à investigação, onde podemos aplicar todas as técnicas que foram desenvolvidas no processo de legitimação e amadurecimento da profissão. De fato, o instrumental que utilizamos deve ser trabalhado com o devido cuidado, pois através do mesmo podemos mudar uma realidade.
...