Introduçao
Por: deborasms • 21/5/2015 • Trabalho acadêmico • 428 Palavras (2 Páginas) • 150 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa abordar as reflexões da Assistência Social do Município de Santa Luzia, apontando um diagnostico da problemática social e a importância dos indicadores sociais. Com tudo, iremos entender melhor as políticas públicas, que representam programas onde são desenvolvidas ações e atividades do Estado juntamente com representações públicas e privadas, que dão seguridade aos direitos e deveres de uma sociedade, transformando economicamente as ações, questões sociais e culturais de uma população. É de fundamental importância, conhecer e entender um pouco mais sobre os serviços sócios assistenciais, que são divididos em três tipos:
Proteção básica, onde os serviços tem finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias e prevenir a ruptura de vínculos familiares e comunitários, com trocas culturais, convivência e resgate de identidade e mobilização à cidadania.
Proteção Social Especial de Média Complexidade, onde é oferecido apoio, orientação e acompanhamento a famílias em que possui em seus membros uma situação de violação de direitos.
Proteção Social Especial de Alta Complexidade, cuja finalidade é disponibilizar escuta acolhimento e recepção em diferentes tipos de equipamentos, destinados a famílias ou a indivíduos com vínculos fragilizados ou rompidos.
CONCLUSÃO
Em virtude do conteúdo apresentado, conclui-se que a Assistência Social é uma política pública, direito do cidadão que dela necessitar e um dever do Estado. É uma política social que integra a seguridade social brasileira, de caráter não contributivo. Por meio das ações da Assistência Social é possível garantir o acesso a recursos mínimos e provimento de condições para atender contingências sociais e promover a universalização dos direitos sociais. A Política de Assistência Social tem como fundamento legal a Constituição Federal Brasileira (1988), a Lei Orgânica da Assistência Social (1993), além de normas, portarias, decretos, entre outros dispositivos. A atuação da política de assistência social se realiza de forma integrada às demais políticas setoriais e se organiza por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O SUAS é organizado em níveis de proteção: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, de modo a atender às demandas dos cidadãos de acordo com o nível de complexidade.
Entende-se, que todo cidadão tem por direito uma moradia digna, assistência á saúde com mais agilidade nas consultas e exames, á uma educação com professores mais qualificados/treinados, oportunidade de emprego ou oferta de cursos profissionalizantes que ajude na inserção mercado de trabalho e outros. Observa-se que há uma necessidade de melhor distribuição orçamentaria do financiamento para as políticas públicas em questão, a demanda da população precisaria de mais investimentos, ou seja: se investir mais em Educação, saúde, moradia, emprego e etc.
...