JAPÃO
Projeto de pesquisa: JAPÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RNVANC • 8/9/2014 • Projeto de pesquisa • 249 Palavras (1 Páginas) • 189 Visualizações
Japão
Introdução:
Toda a comunidade deveria ter conhecimento e conceito de Ba, ele exerce um papel fundamental sobre a maneira japonesa de criação e conhecimento.
Se todas as empresas utilizassem este conceito talvez não tivesse muitas fechadas por falta de administração e competências.
RESUMO:
Gestão e conhecimento no Japão
Referente ao conceito de Ba e suas comunidades de conhecimento foi introduzido em 1996 por Ikujiro Nonaka Konno, assim desde então, exerce um papel fundamental sobre a maneira japonesa de criação de conhecimento, sendo que aos poucos esse conceito começa a fazer parte dos jargões utilizados na literatura especializadas de KM (Knowledge Management), fora da região japonesas.
Uma representação do espaço compartilhado
Ba é um ideograma kanji que, em sua parte esquerda representa a terra, a água fervente, o crescimento e, a parte direita, significa a capacidade de realização (to enable). Um lado designa um potencial e o outro indica um tipo de motor ou um movimento que proporciona uma transformação.
Conforme escreve Kitaro Nishida: a realidade é uma sucessão de eventos que fluem sem parar. O uso do conceito de ba, segundo esse filósofo, designa também, um espaço físico no qual reside um poder oculto, onde se recebe energia ao participar. Não se trata somente de um lugar, mas também de um momento durante o qual deve-se viver o processo dinâmico de transformação e também de revelação.
As trocas de dados, de informação, de opinião, de colaboração e de uma mobilização sobre um projeto, confrontado às necessidades e ao desconhecido convergem ao ba dentro das organizações.
...