Lei De Ohm
Trabalho Escolar: Lei De Ohm. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: shypa • 29/5/2014 • 1.019 Palavras (5 Páginas) • 374 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Campínas – FAC 3
Pratica de Laboratório: Lei de Ohm
Nome: Marcos Antonio Candido R.A. 4414787066
Nome: Leonardo José Duarte R.A. 1299196329
Nome: Gustavo Felipe Silva Carvalho R.A. 4658884174
Nome: Miqueias Cardoso de Carvalho R.A. 5862160951
Nome: Julio Cesar Saucedo R.A. 7478702928
Nome: Andrews Alexander da Silva R.A. 3715671152
Nome: Silvio José de Sousa R.A. 4251852876
Nome: Diego Cesar Prado R.A. 4296819237
Nome: Mauricio Nascimento Rocha R.A. 4211595469
Nome: Everton Francisco de Andrade R.A. 4251863005
Campinas, 03 de Dezembro de 2013
1.Resumo
Nesse experimento vamos entender o comportamento da corrente elétrica em função da diferença de potencial, como essa corrente elétrica percorre um caminho denominado circuito elétrico e enunciar brevemente a diferença entre tensão alternada e tensão continua.
Também vamos descrever a Lei de Ohm, entender o comportamento de um material que possua uma resistência ôhmica e resistência não ôhmica; através de aparelhos, obtermos dados suficientes para elaboração de gráficos, onde ficará explícita a veracidade da Lei de Ohms, a corrente elétrica é diretamente proporcional à tensão elétrica.
2.Objetivos
Identificar a Lei de Ohm;
Mostrar o gráfico de tensão pela corrente;
Determinar a resistência no ponto do gráfico;
Comparar o valor encontrado com o valor nominal do resistor;
Analisar a voltagem e corrente elétrica em uma lâmpada.
3.Introdução
Para que exista uma corrente elétrica são necessárias algumas condições. Se enunciamos que corrente elétrica é o movimento ordenado dos elétrons através de um condutor, então obrigatoriamente devemos criar um caminho, também chamado de circuito que permite que a corrente elétrica caminhe. Outra condição inevitável para que exista uma corrente elétrica é a tensão elétrica, que grosseiramente descrita, seria a força capaz de impulsionar os elétrons através de um condutor, também conhecida como DDP (Diferença de Potencial). Essa tensão pode ser contínua, que é quando a corrente que percorre o circuito não varia em função do tempo, a fonte de corrente continua mantém uma polaridade constante e com isso a corrente percorre por convenção o mesmo sentido do terminal de maior potencial elétrico (+), para o de menor potencial (-). Já em um circuito de corrente alternada (CA) a corrente que percorre o circuito varia senoidalmente em função do tempo. A tensão muda de polaridade em períodos bem definidos .
Para concluir o circuito elétrico, será necessário algo que transforme a corrente elétrica em trabalho. Este componente geralmente apresenta uma resistência elétrica. Podemos afirmar que a resistência elétrica é a dificuldade que os elétrons encontram para transpassarem um determinado material, ou seja, quanto maior for a dificuldade, maior será a resistência; o fato de um material apresentar ou não uma resistência ôhmica esta no comportamento da corrente elétrica.
Se tivermos um circuito em que a corrente elétrica percorre uma resistência constante e existe uma proporcionalidade entre tensão e corrente, então podemos afirmar que essa resistência é ôhmica, porém se não houver essa relação direta e proporcional entre corrente elétrica e tensão, a resistência é não-ôhmica. Esta relação é dada pela Lei de Ohm:
U=R x I
U =tensão elétrica (voltagem); R = resistência elétrica; I = corrente elétrica
Através de equipamentos, como uma fonte geradora de tensão contínua, uma placa de montagem, um multímetro, um resistor e uma lâmpada, conseguimos levantar dados suficientes para afirmar a teoria de Georg Simon Ohm, cientista alemão que viveu entre 1789 e 1854.
4.Parte Experimental
4.1.Materiais e Instrumentos
- Um Protoboard;
- Uma fonte de Tensão;
- fios e conexões;
- Um amperímetro;
- Resistores 100 Ω, 200 Ω, 33 Ω e 2k Ω.
- Lâmpada 6 V;
- Um Voltimetro.
4.2.Experimento
Primeiramente monta-se o circuito com o multímetro na escala de corrente e em série com o resistor, conforme a figura abaixo:
Em
...